Projeto de lei quer proibir dólar digital nos EUA

Related articles

Um novo projeto de lei no Estado do Texas, nos EUA, quer proibir uma versão de CBDC de Dólar no país, após o Fed indicar que pretende lançar sua própria moeda digital. O deputado Giovanni Capriglione é o responsável pela apresentação do PL.

De acordo com ele, os texanos correm o risco de perderem sua liberdade caso uma moeda digital do banco central chegue ao mercado.

Via Twitter, o parlamentar diz entender que uma CBDC não é um dinheiro de verdade, prometendo lutar contra a medida que julga autoritária. Em sua publicação, ele ainda coloca uma hashtag do bitcoin em destaque.

“Uma CBDC liderada pelo governo é uma ameaça à liberdade de todos os texanos. Como autor do projeto de lei da UCC, garantirei que o Texas torne explícito que uma moeda digital de propriedade do governo nunca será considerada “dinheiro”.”

O que diz o projeto de lei nos EUA que quer proibir o dólar digital

De acordo com o novo projeto de lei, o banco central dos EUA estuda uma forma de criar uma moeda digital sob seu controle. No entanto, a autoridade monetária não deixou claro os riscos inerentes a inovação para a população.

Entre os temas que preocupam o parlamentar, questões como privacidade e segurança cibernética ainda não estão totalmente esclarecidas.

O político ainda disse que a chegada da nova moeda digital pretende criar uma vigilância do governo sem precedentes na história. Além disso, em seu próprio projeto de lei, ele deixa claro que o controle sobre o dinheiro privado e suas transações corre riscos.

“Líderes globais estão preocupados com ameaça e estabilidade de CBDCs”

O projeto de lei do Texas ainda lembra que a preocupação com o assunto de CBDCs é um tema que causa arrepios em vários países, principalmente entre líderes.

Assim, riscos cibernéticos e de estabilidade financeira em CBDCs podem colocar em risco a segurança de uma nação e seu sistema financeiro, indica o projeto de lei.

A coleta de dados de transações em órgãos centralizados colocam em risco a privacidade e riscos de segurança, podendo colocar intrusos de dados em posse dos dados dos usuários do próprio sistema financeiro.

Com isso, preocupados com a segurança da população dos EUA, parlamentares do Texas apresentaram o novo projeto de lei que se opõe a criação de uma CBDC de Dólar e pode moldar futuras discussões sobre o assunto.

“CONSIDERANDO QUE, a implementação de um CBDC faria inúmeras Cidadãos dos EUA são mais vulneráveis ​​à supervisão federal intrusiva e ameaças à segurança; agora, portanto, seja RESOLVEU-SE que a 88ª Legislatura do Estado do Texas expressa sua oposição à criação de um banco central moeda digital.”

Vale lembrar que no Brasil, o Banco Central estuda uma versão do Real digital, que iniciou o piloto em março de 2023 e pretende entregar uma nova moeda até o fim de 2024.



Fonte