A Chilliz (CHZ) anunciou o lançamento de uma blockchain própria, a Chiliz Blockchain, uma Layer-1 EVM, que já teve seu bloco genesis validado. Desta forma, fan tokens de times consagrados no Brasil, como Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Internacional-RS, Atlético-MG e Bahia terão uma ‘casa nova’.
Segundo a Chiliz, o lançamento da nova rede fará com que mais desenvolvedores e marcas Web3 se juntem à empresa para construir sua nova blockchain e obter acesso à infraestrutura web3 e à rede de esportes e entretenimento.
No segundo semestre de 2022, a empresa norte-americana FanFest e a start-up de engajamento de fãs LiveLike se juntaram ao ecossistema Chiliz para criar produtos e serviços web3, como oferecer itens colecionáveis do tipo “watch-to-earn” apoiados pela blockchain para emissoras e parceiros de mídia.
Além disso, segundo a empresa, a blockchain permitirá a criação de aplicações de desenvolvedores terceiros que podem utilizar a Chiliz Blockchain, para criar NFTs, Fan Tokens, construir produtos DeFi, jogos Play2Earn, entre outras aplicações.
No entanto, por meio da governança de blockchain, apenas desenvolvedores terceirizados aprovados poderão implantar smart contracts no ecossistema inicialmente.
A empresa destacou que anunciará publicamente de 8 a 10 projetos de nível empresarial nos próximos meses. Isso incluirá pilotos de emissão de bilhetes NFT, Fan Tokens terceirizados focados em atletas e parceiros de infraestrutura Web3 para esportes e entretenimento.
Blockchain própria
“Nossa estratégia é continuar a desenvolver a infraestrutura subjacente que pode permitir que essas comunidades criem os produtos e serviços de que precisam e continuar a aumentar nossa rede, para atrair as principais marcas de esportes e entretenimento, os principais desenvolvedores e os fãs mais apaixonados do mundo.”, disse Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz.
O token nativo Chiliz $CHZ será o combustível para todo o ecossistema Chiliz Blockchain, incluindo todos os Apps que serão construídos sobre ele. Os detentores de tokens $CHZ também poderão receber recompensas por fazer staking (delegar) na rede.
A Blockchain Chiliz é um ecossistema interoperável e multivertical, aberto, compatível com EVM Layer-1, no qual todas as partes interessadas aprovadas podem se tornar operadores de nós e se beneficiar da adoção contínua da rede.
Ainda segundo a empresa a nova blockchain apresentará um sistema de 11 validadores ativos com consenso PoSA (Proof of Stake Authority), suportando tempo de bloqueio mais curto, taxas mais baixas e significativamente menos uso de energia.
A Chiliz também anunciou recentemente a estrela da seleção coreana de futebol Minjae Kim como seu novo embaixador da marca que passou por uma reestruturação. Minjae, que joga como zagueiro no Napoli, da Itália, promoverá a Chiliz Blockchain e o ecossistema na Coréia e internacionalmente.
LEIA MAIS
Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.