Vários estados dos EUA estão cada vez mais próximos de investir dinheiro público em criptomoedas, impulsionados pelo presidente Donald Trump desde que ele anunciou planos de fazer o mesmo em nível federal. E o Texas agora está entre os principais candidatos.
Na quinta-feira, o senado estadual do Texas aprovou o chamado projeto de lei SB 21, que permitiria ao estado investir parte do dinheiro público em ativos digitais, especificamente bitcoin (BTC). O bitcoin, de acordo com uma declaração do senador do Texas, Charles Schwertner, na semana passada, “se provou através de múltiplos ciclos de alta e baixa”, tornando-se um ótimo ativo de reserva em tempos de “déficit nacional devastador”, juntamente com “inflação e incerteza”, como Schwertner descreveu.
New Hampshire também aprovou um projeto de lei na quarta-feira através de um comitê da casa estadual, o Projeto de Lei 302 da Câmara por uma votação de 16-1, que permitiria ao estado investir até 5% dos fundos públicos em bitcoin, bem como em outros metais preciosos. Portanto, está avançando, embora esteja a poucos votos da linha de chegada.
Quase uma dúzia de estados fizeram esforços significativos para aprovar um projeto de lei que permitiria alocações semelhantes, enquanto pelo menos cinco estados encontraram contratempos ou votos negativos que prejudicaram seus projetos de lei.
Utah tem sido até agora o líder em uma variedade de esforços e está a apenas uma aprovação do senado de enviar um projeto de lei para a mesa do governador. No entanto, a sessão legislativa termina esta semana, deixando pouco tempo para conseguir que o senado se junte à casa do estado na aprovação de um investimento de até 5% de certas contas públicas em um ativo digital com mais de US$500 bilhões em ativos. (Até agora, isso se refere apenas ao bitcoin.)
Se o senado de Utah agir até sexta-feira, a palavra final vai para seu governador republicano, Spencer Cox, que apoiou políticas de blockchain no passado. Caso contrário, o esforço de Utah será adiado por mais um ano, e outros estados, como Arizona e Texas, poderão assumir o destaque.
A recente ação vem após o presidente Trump, no domingo, novamente discutir seu próprio plano para uma reserva estratégica de criptomoedas. Trump disse que uma reserva estratégica de criptomoedas dos EUA poderia incluir XRP, Solana (SOL) e Cardano (ADA), bem como Bitcoin e Ethereum (ETH), embora muitos detalhes sobre o esforço e como ele seria executado permaneçam incertos.
Muitos líderes do setor criticaram a decisão de Trump de manter outras criptomoedas além do bitcoin, pois é a que melhor se encaixa nas características de outros ativos de reserva, como o ouro. No entanto, o presidente não forneceu diretrizes claras sobre como essa estratégia funcionaria – por exemplo, como o governo obteria os tokens.
Leia mais: Utah a apenas um voto de distância, mas alguns estados não conseguem avançar nas apostas em criptomoedas.
Deixe um comentário