Preço do Bitcoin (BTC) cai abaixo de R$ 90 mil, mas perspectiva da taxa de juros está se tornando positiva

De NIro and Pesci

Não estaria nesta situação se não fosse por você. Você trouxe tanta pressão para cima de mim.” Robert De Niro como Ace Rothstein para Joe Pesci como Nicky Santoro em “Cassino” de Martin Scorsese.

Os bitcoiners poderiam ser perdoados por culpar o resto do cripto por movimentos de baixa que levaram o preço do BTC a cair mais de 20% de uma alta recorde acima de $109.000 há apenas cinco semanas, para tão baixo quanto $87.000 mais cedo na terça-feira.

O Bitcoin atingiu esse recorde um dia antes da posse presidencial, em meio a uma frenesi especulativa em mememoedas que atingiu seu desfecho quando a equipe Trump achou uma boa ideia lançar tokens associados ao presidente eleito e à primeira-dama. Os tokens inicialmente dispararam antes de rapidamente desmoronarem e deixarem praticamente todos, exceto os insiders, com enormes perdas.

O SOL, o token nativo da blockchain Solana em que grande parte das mememoedas foram criadas, caiu mais de 50% desde então, liderando a queda nas principais criptomoedas desde aquele fim de semana de janeiro.

Os touros do Bitcoin foram prometidos uma Reserva Estratégica de Bitcoin e, em vez disso, receberam TRUMP e MELANIA.

Hackeamento da Bybit entrega golpe

Mesmo com a devastação nas mememoedas e a carnificina associada no mercado de cripto nos últimos dias, o bitcoin conseguiu permanecer principalmente em uma faixa estreita não muito abaixo de sua máxima recorde. Apenas 96 horas atrás, a maior criptomoeda do mundo estava em ascensão e parecia pronta para retomar o nível de $100.000.

Então, o hackeamento da Bybit aconteceu.

Embora os bitcoiners tenham rapidamente apontado que o exploit não tinha nada a ver com o Bitcoin e, em vez disso, mais uma vez demonstrou as fraquezas inerentes na tecnologia do Ethereum, a queda no ETH (abaixo de 15% desde então) e no resto da cripto se espalhou para o BTC.

Touros se transformam em ursos

“Nossas expectativas para este ciclo são muito mais altas do que $108.000, então nos dizemos que não poderíamos ter atingido o pico ainda”, escreveu o autodenominado permabull StackHodler na terça-feira. “Precisamos subir mais em 2025, certo?” continuou ele. “A verdade é que ninguém sabe ao certo. Acabamos de passar pelo preço realizado de curto prazo de $92.000… Talvez precisemos revisitar a média móvel de 200 dias em torno de $82.000.”

“NÃO compre a queda ainda, um movimento para os baixos $80 é provável,” escreveu Geoff Kendrick, do Standard Chartered, que anteriormente previu um BTC de $200.000 até o final do ano. “Antes de comprar a queda ser atraente, acho que teremos um dia de saída de ETF de $1 bilhão (dia atual mais fraco de todos -$583 milhões).”

Sementes do próximo movimento de alta sendo plantadas

Embora não tenham sido atingidos com tanta força quanto as criptomoedas, os mercados tradicionais também têm tropeçado. Medido pelo Índice S&P 500, as ações dos EUA tiveram sua pior semana desde a posse de Trump. O Nasdaq, com foco em tecnologia, atingiu o pico em dezembro e hoje está 5% abaixo desse nível.

Escolha sua desculpa: Tarifas, DOGE (não a moeda, o regime de corte de custos liderado por Musk), ou apenas um resfriamento nos espíritos animais anteriormente muito exuberantes, mas os mercados de taxa têm percebido.

O rendimento do Tesouro dos EUA de 10 anos recuou para 4,32% a partir de 4,80% logo antes de Trump assumir o cargo. E as expectativas de uma política monetária mais fácil do Federal Reserve dispararam. As chances de um corte de juros em maio mais que dobraram para 30% ao longo da semana passada e as chances de dois cortes de juros até junho mais que triplicaram para 15%, de acordo com o CME FedWatch.

“Rendimentos mais baixos dos títulos do Tesouro dos EUA são um enorme positivo a longo prazo para o BTC,” concluiu Kendrick.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *