Hong Kong censura episódio dos Simpsons que fala sobre “Bitcoin e campos de trabalho forçado”

Episódio One Angry Lisa

A Disney removeu um dos mais recentes episódios do seriado Os Simpsons para seus assinantes de Hong Kong. Enquanto alguns afirmam que isso seja censura governamental, outros relatam que foi a escolha foi da própria Disney, preocupada em agradar o mercado chinês.

Chamado One Angry Lisa (Uma Lisa Irritada, em tradução literal), o episódio 2 da 34ª temporada faz menção a mineradoras de Bitcoin e campos forçados de trabalho enquanto Marge Simpson participa de uma aula de bicicleta virtual, com a Muralha da China de fundo.

Embora tal episódio ainda não esteja disponível nos serviços de streaming da Disney no Brasil, o caso foi amplamente comentado pela mídia internacional.

Simpsons é polêmico ao criticar China e é censurado

Enquanto a Disney visa ganhar dinheiro com o país mais populoso do mundo, a China, nem todos os seus criadores parecem concordar com essa ideia. Um dos mais recentes episódios dos Simpsons, liberado em outubro do ano passado, conduz críticas ao país asiático.

Enquanto Marge passeia virtualmente pela Muralha da China, seu instrutor ridiculariza as maravilhas do país, citando mineradoras de Bitcoin e trabalho infantil.

Related articles

“Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones.”

Segundo a mídia internacional, tal episódio foi censurado em Hong Kong, região controlada pela China. Ou seja, mesmo que Hong Kong tenha um mínimo de independência, a Disney optou por remover as falas para não ser repreendida pelo governo chinês.

Episódio One Angry Lisa

Os Simpsons e as criptomoedas

Essa não é a primeira vez que Os Simpsons falam sobre Bitcoin. Em um episódio de abril de 2021, o seriado apontou que o preço da maior criptomoeda do mercado chegaria a “infinito” enquanto ações de empresas como Fox apresentavam baixa.

Em outro episódio, exibido fevereiro em 2020, Bart Simpson afirma que o preço da criptomoeda Ripple (XRP) chegaria a US$ 589 até o final do ano. A previsão obviamente não se concretizou conforme a XRP está valendo apenas US$ 0,40 no momento desta redação.

Por fim, os criadores dos Simpsons devem acompanhar o mercado de criptomoedas para citá-las com tanta frequência. Infelizmente, é possível que os moradores de Hong Kong nunca vejam a mais recente menção do Bitcoin por conta da censura.



Fonte