Conhecido como Faketoshi (falso Satoshi), Craig Wright tornou-se uma praga para o ecossistema do Bitcoin. Há anos, Wright não apenas afirma ser o criador do Bitcoin como também está processando quem discorde de suas falas.
Seu mais recente processo teve como alvo 15 desenvolvedores do Bitcoin, bem como 11 empresas do setor, incluindo a corretora Coinbase e três empresas de Jack Dorsey, fundador do Twitter.
Apesar do esforço de Wright, o juiz James Mellor não deu a causa ao cientista da computação, sendo mais uma derrota nos tribunais.
Craig Wright perde mais um processo na justiça
Fique atualizado!
Receba as notícias mais importantes do dia.
Obrigado!
Agora você receberá nossa Newsletter.
Para provar que é o verdadeiro Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, Craig Steven Wright só precisaria assinar uma mensagem com o primeiro endereço de Bitcoin já existente. No entanto, em outra oportunidade, Wright afirmou que pisou no HD que continha as chaves privadas do mesmo.
Sendo verdade ou não, o fato é que agora Wright possui apenas sua palavra, que tem valor nulo.
No processo atual, o cientista da computação afirmou ser o “criador do Sistema Bitcoin, a pessoa quem escreveu o código original do Bitcoin e o autor do white paper”, este último inserido na blockchain do Bitcoin (BTC) e em outros forks como Bitcoin Cash (BCH).
“Executei o Software do Bitcoin em 3 de janeiro de 2009 e criei o Bloco Gênesis naquele dia”, declarou Craig Wright à corte britânica. “O segundo bloco (agora conhecido como Bloco nº 1), que é o primeiro bloco “minerado” na Blockchain, não foi criado até que eu executei o software em 9 de janeiro de 2009.”
Apesar da tentativa, o juiz Mellor não se mostrou convencido da história, afinal a mesma que não apresenta nenhuma prova adjacente, e acabou ignorando seus pedidos de direitos autorais.
Faketoshi ataca mídia
Comentando sobre o assunto nas redes sociais, Craig Wright reclamou da posição da mídia. Após o CoinDesk noticiar sua perda nos tribunais, Wright chamou o portal de mentiroso.
“Notícias aparecem. CoinDesk mente. A WII (Wright International Investments) recebeu o direito de servir desenvolvedores no exterior e buscar fazer valer seus direitos autorais de banco de dados e outros direitos de propriedade intelectual sobre a blockchain do BTC e do BCH”, escreveu Wright. “Nenhuma perda de direitos foi encontrada, apesar das mentiras dos trolls do BTC Core. O Core precisará responder no Reino Unido.”
News in.@CoinDesk lies.
WII was granted the right to serve developers overseas and to seek to enforce its Database Rights and other IP copyright over the BTC and BCH Blockchain.
No loss of rights was found, despite lies from BTC Core trolls.
Core will need to respond in UK.
— Dr Craig S Wright (@Dr_CSWright) February 8, 2023
Gavin Andresen abandona apoio a CSW
Embora não possua provas, um dos maiores argumentos que Craig Wright é Satoshi Nakamoto era a opinião de Gavin Andresen, desenvolvedor que assumiu o controle do Bitcoin após a saída do verdadeiro criador.
No entanto, Andresen jogou a toalha nesta semana. Atualizando o texto de seu blog neste mês, o desenvolvedor mostrou-se arrependido de ter confiado em Wright.
“Fevereiro de 2023: Não acredito em reescrever a história, então vou deixar esta postagem no ar. Mas nos sete anos desde que o escrevi, muita coisa aconteceu, e agora sei que foi um erro confiar em Craig Wright tanto quanto confiei. Lamento ter sido sugado para o jogo “quem é (ou não é) Satoshi” e me recuso a continuar jogando esse jogo.”
Portanto, Wright continua sendo um grande mentiroso para quase toda comunidade do Bitcoin. Afinal, tudo que ele possui são as suas palavras e uma imensa vontade de processar quem for contra ela.