Venda massiva no mercado de criptomoedas
Uma venda massiva no mercado de criptomoedas se estendeu para a segunda semana, com os preços do bitcoin (BTC) caindo para quase $80.000 no domingo, desencadeando uma nova queda em tokens principais e altcoins. Dogecoin (DOGE) e ADA da Cardano lideraram as perdas com uma queda de quase 10% nas últimas 24 horas, dados mostram, com XRP caindo mais de 7%. BNB Chain’s BNB, ether (ETH) e TRX da tron caíram 5%, enquanto o BTC perdeu 4%.
Isso levou o índice de medo e ganância de cripto, amplamente seguido, a uma leitura de baixa multi-anual de 17 – o que indica ‘medo extremo’ – em seu nível mais baixo desde meados de 2023. O índice mede as emoções dos investidores e varia de 0 (sentimento mais baixo) a 100 (sentimento mais alto), ajudando a identificar se os investidores estão com muito medo (possível oportunidade de compra) ou muito gananciosos (possível correção de mercado).
Ele é baseado na volatilidade de preços, momentum, sentimento das redes sociais, dados de tendências do Google e participação de mercado geral do bitcoin. Costuma agir como um indicador contrário no curto prazo. Tokens principais perderam completamente todos os ganhos feitos depois que o presidente Donald Trump anunciou uma reserva estratégica de cripto nos EUA no início deste mês, enviando tokens XRP, SOL da Solana e ADA mais alto em até 60% nos dias seguintes.
Os traders esperavam planos de vento favorável de pressão de compra dos EUA para as principais criptomoedas, mas as esperanças foram frustradas quando Trump repurposed ativos BTC anteriormente apreendidos como reserva e disse que os ativos não-BTC apreendidos seriam considerados um ‘estoque’ de tokens. Em seguida, uma cúpula de cripto na Casa Branca prevista para 7 de março terminou em um “nada”, sem os anúncios ousados esperados.
A cúpula resultou em um quadro para legislação de stablecoins até agosto e uma promessa de regulamentação mais leve, mas esses resultados não estimularam o mercado como esperado. As perdas foram ampliadas à medida que os mercados globais foram atingidos por uma guerra tarifária em curso iniciada por Trump e outros líderes mundiais.
Um índice amplamente seguido do dólar (DYX), uma medida da força do dólar dos EUA, está no seu nível mais baixo desde novembro, abaixo de 105 (um índice DXY acima de 100 é considerado forte, o que tende a pressionar os ativos de risco).
Os traders agora estão em modo de espera e observação à medida que se aproximam dos próximos meses, principalmente observando dados macroeconômicos e decisões para pistas sobre posicionamento adicional.
“A cúpula sinalizou mais otimismo”, disse Kevin Guo, Diretor de Pesquisa da HashKey, ao CoinDesk em uma mensagem no Telegram. “Apesar das expectativas por anúncios mais substanciais, os ativos de cripto continuam a seguir as ações dos EUA em uma tendência negativa à luz do relatório de emprego de fevereiro que viu resultados geralmente estáveis apesar dos cortes de empregos do governo.
“Os investidores não esperam uma reversão da tendência, uma vez que o Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, assegurou que o Fed continuará a mostrar paciência no caminho acidentado para uma taxa de inflação de 2%, o que diminuiu ainda mais as expectativas de um corte de juros este ano”, Guo acrescentou. Os traders têm comprado títulos do Tesouro de curto prazo, conforme a Bloomberg, esperando que o Federal Reserve retome os cortes de juros já em maio para manter a economia de deteriorar – um sinal de esperança para os touros de cripto e taxas mais baixas tendem a criar influxo em ativos mais arriscados.
Deixe um comentário