Cúpula de Criptomoedas de Trump define Agenda para a Mudança de Rumo dos EUA

Shaurya Malwa

WASHINGTON, D.C. — O presidente Donald Trump assegurou ao setor de criptomoedas que está em um novo patamar em uma cúpula inédita na Casa Branca na sexta-feira, ilustrando o que a indústria suspeitava: ele tem amigos em todos os níveis em Washington. “Eu sei que muitos de vocês têm lutado por anos por isso, e é uma honra estar com vocês na Casa Branca”, disse Trump no início da reunião na Casa Branca.

Em sua breve declaração, Trump disse que encerraria a “guerra contra as criptomoedas” de seu antecessor, elogiou os esforços legislativos dos parlamentares e discutiu suas reservas de Bitcoin. “Os reguladores pressionaram os bancos. Quero dizer, eles realmente fizeram isso – eles pressionaram os bancos a fecharem as contas de empresas e empreendedores de criptomoedas, efetivamente bloqueando algumas transferências de dinheiro para e de exchanges, e eles usaram o governo contra toda a indústria”, disse Trump. “Mas eu conheço esse sentimento talvez melhor do que vocês. Tudo isso em breve chegará ao fim e estamos encerrando a Operação Chokepoint 2.0.”

Trump disse que queria assinar legislação sobre stablecoins antes do recesso de agosto do Congresso. “Também quero expressar meu forte apoio aos esforços dos legisladores no Congresso enquanto trabalham em projetos de lei para fornecer certeza regulatória para stablecoins lastreadas em dólares e o mercado de ativos digitais”, disse ele. “Eles estão trabalhando muito nisso. Esta é uma tremenda oportunidade para o crescimento econômico e a inovação em nosso setor financeiro, e realmente irá longe.”

Referindo-se à sua ordem executiva de quinta-feira criando uma reserva de Bitcoin, Trump disse que era “tolo” que o governo federal já tivesse vendido tanto de seu Bitcoin apreendido. “O governo federal já é um dos maiores detentores de Bitcoin, como vocês sabem, realmente um dos maiores detentores do mundo, com até 200.000 Bitcoins obtidos por meio da lei civil e várias outras formas de lei, incluindo ações de execução”, disse ele. “Essas holdings existentes formarão a base da nova reserva.”

“A partir de hoje, a América seguirá a regra que todo Bitcoiner conhece muito bem, nunca venda seu Bitcoin”, disse ele. Amplas áreas da indústria foram representadas pela lista de convidados, que incluía executivos de alto escalão da Coinbase, Ripple, Kraken, Gemini, Chainlink, Robinhood e muitos outros, representando o grupo de criptomoedas mais formal desde o baile de smoking celebrando a vitória eleitoral de Trump. Tyler e Cameron Winkelvoss da Gemini, e Sergey Nazarov da Chainlink estavam entre aqueles que falaram durante a parte transmitida ao vivo da cúpula.

Antes da cúpula da tarde, um funcionário sênior da Casa Branca esclareceu ainda mais a posição da administração sobre sua reserva de Bitcoin e o estoque secundário de criptomoedas que a ordem de Trump pretende estabelecer. O funcionário disse que o governo dos EUA tem aproximadamente 200.000 bitcoins para iniciar a reserva e realizará uma auditoria para descobrir as holdings específicas, e quaisquer apreensões não relacionadas ao Bitcoin serão mantidas no outro estoque. Nenhum novo dinheiro será colocado em ativos não relacionados ao Bitcoin, e quaisquer investimentos futuros em Bitcoin terão que ser elaborados de uma maneira que não utilize dinheiro dos contribuintes, disse o funcionário.

A cúpula da tarde foi principalmente destinada a estabelecer um tom da administração, que buscou rapidamente colocar os ativos digitais em um terreno mais amigável do que a indústria experimentou durante a administração do ex-presidente Joe Biden.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *