À medida que a Cúpula de Criptomoedas se Aproxima, a Casa Branca Mantém Status Especial para o Bitcoin

Jesse Hamilton

A ordem do Presidente Donald Trump de estabelecer uma reserva de bitcoin (BTC) tem como objetivo configurar a criptomoeda original como um ativo de reserva dos EUA que merece tratamento especial em relação a outros ativos criptográficos, de acordo com um oficial sênior da Casa Branca.

A reserva de bitcoin, que o oficial disse que começará com cerca de 200.000 bitcoins atualmente em mãos do governo, poderia receber investimentos ativos no futuro, se altos funcionários da administração conseguirem encontrar maneiras de inserir novos recursos sem depender de fundos dos contribuintes.

Enquanto isso, o governo federal realizará uma auditoria para descobrir exatamente quanto possui em criptomoedas que serão transferidas para os novos fundos, disse o oficial.

A cúpula de sexta-feira dará as boas-vindas a uma longa lista de líderes do setor de criptomoedas – incluindo os principais executivos da Coinbase, Ripple, Kraken, Gemini, Chainlink e Robinhood – para oferecer suas opiniões sobre a política do setor em uma reunião de mesa-redonda com autoridades da administração de Trump.

Trump também está programado para aparecer no evento das 15h, onde se espera que fale sobre a ordem executiva assinada na quinta-feira à noite que direcionou o estabelecimento da reserva de bitcoin dos EUA. A reserva – incluindo o segundo estoque para todos os outros ativos criptográficos – só conterá ativos digitais apreendidos por meio de casos criminais e cíveis e ainda não um programa de compra ativo, o que foi uma decepção para alguns observadores do setor.

A Casa Branca mantém que a falta de visão sobre a manutenção de criptomoedas apreendidas anteriormente custou aos EUA cerca de US$ 17 bilhões. A nova reserva planeja manter o bitcoin por um período de tempo indefinido. A administração vê o bitcoin como a criptomoeda mais descentralizada, protegida contra hackers, limitada em oferta e com alto valor, disse o oficial.

Porque ordens executivas como a que pede essa nova reserva não são leis permanentes, o oficial disse que seria bem-vinda uma ação legislativa adicional para consolidar a ação. A cúpula iminente marca um grande ponto de virada para o setor de criptomoedas nos EUA, sinalizando uma reviravolta dramática da crise de reputação de 2022 para este convite para compartilhar os objetivos do setor com uma Casa Branca amigável.

O Congresso liderado pelos republicanos, nos primeiros dias desta nova sessão, até agora mostrou um aumento no apoio às criptomoedas. Apenas nesta semana, o Senado votou esmagadoramente a favor de um esforço para eliminar uma regra fiscal de criptomoedas instituída pelo Serviço de Receita Interna no final do governo Biden. O boato da indústria de criptomoedas havia previsto que questões fiscais poderiam ser levantadas na cúpula de sexta-feira, mas o oficial disse que não será o caso, e que o evento será uma oportunidade direta para destacar a intenção da administração de reverter as políticas da era do ex-presidente Joe Biden.

O oficial também abordou a frenesi da indústria que eclodiu depois que Trump postou dias atrás sobre outros ativos fazendo parte de seu plano de reserva, dizendo que o setor interpretou demais a lista de ativos criptográficos populares mencionados pelo presidente por causa de seus altos valores de mercado, disse a pessoa.

ATUALIZAÇÃO (7 de março de 2025, 15:35 UTC): Adiciona mais comentários do oficial da Casa Branca. ATUALIZAÇÃO (7 de março de 2025, 15:46 UTC): Adiciona o comentário do oficial da Casa Branca sobre a tributação. ATUALIZAÇÃO (7 de março de 2025, 15:56 UTC): Adiciona o comentário do oficial da Casa Branca sobre o estoque de ativos não-BTC.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *