XP Investimentos testa ‘portabilidade’ de criptomoedas

Nesta segunda-feira (13), a XTAGE, plataforma de negociação de criptomoedas da XP Investimentos, declarou que uma versão piloto para portabilidade de ativos digitais entrou em testes.

Lançada em 2022, a plataforma permite que os clientes da XP comprem e vendam bitcoin e outras criptomoedas. Contudo, os investidores não conseguem realizar depósitos na plataforma em bitcoin, nem realizar saques em moedas digitais.

E de acordo com o novo comunicado, há uma demanda entre os clientes para que os novos serviços se tornem disponíveis.

Corretora de XP Investimentos testa a portabilidade de criptomoedas com colaboradores

Inicialmente disponível para um grupo de colaboradores, a ideia é validar a tecnologia e a experiência por trás dessa novidade para expandir aos clientes, de modo que eles possam trazer, inicialmente, Bitcoin e Ether para a XTAGE.

A nova funcionalidade atende a uma demanda dos clientes. Isso porque, dentre aqueles que já possuem cripto, 88% gostariam de ter a custódia junto a XP, segundo pesquisa interna.

Related articles

A portabilidade para trazer criptomoedas para a XTAGE será disponibilizada em fases para grupos de clientes elegíveis, ao longo de 2023.

No último mês, a plataforma deu início à negociação de mais três opções: ADA (Cardano), LTC (Litecoin) e SOL (Solana). Eles complementam o portfólio que já contava com Bitcoin, Ether, Link e Matic.

XP tem mais de 715 bilhões de reais em ativos sob custódia

A XP Inc (NASDAQ: XP) é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação. Assim, segue dona das famosas marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed e Spiti, entre outras.

Antes da XTAGE, a empresa chegou a operar com a Xdex no mercado de criptomoedas, plataforma que também não permitia o saque para clientes. Quando anunciou seu encerramento, a Xdex comunicou que os clientes teriam de liquidar suas moedas na própria plataforma, para sacar valores em reais.

Vale lembrar que a custódia de uma criptomoeda é crucial para garantir a segurança e a disponibilidade desses ativos digitais. E a XP tem mais de 3 milhões de clientes, com R$ 715 bilhões de ativos sob custódia.

Com a liberação de depósitos e saques, deve dar mais um passo importante para consolidar sua nova plataforma como uma corretora de criptomoedas que dá a oportunidade de clientes manterem o controle de suas moedas.

A principal concorrente da XTAGE, a Mynt, do BTG Pactual, largou na frente ao liberar saques e depósitos para clientes ainda em novembro de 2022, recebendo apoio dos clientes que gostariam de guardar suas próprias moedas em carteiras.



Fonte