SEC encerra investigação sobre Uniswap e não tomará medidas de execução.

Hayden Adams, CEO of Uniswap Labs. (LinkedIn)

O U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) encerrou sua investigação sobre a Uniswap Labs, empresa sediada no Brooklyn e responsável pelo protocolo descentralizado de mesmo nome, de acordo com um anúncio feito na terça-feira pela Uniswap. A Uniswap recebeu um aviso Wells – essencialmente, um aviso prévio do regulador informando os acusados das acusações que a SEC planeja trazer contra eles – em abril passado, acusando a exchange descentralizada de operar como corretora de títulos não registrada e bolsa de valores não registrada, e de emitir um título não registrado. Em postagens subsequentes em blogs e redes sociais, a empresa e seus executivos defenderam a legalidade das operações da Uniswap e se comprometeram a lutar contra as acusações pendentes. A empresa comemorou a decisão da SEC de abandonar as acusações, chamando-a de “uma grande vitória para o DeFi” em uma postagem nas redes sociais.

“Agradecemos que a nova liderança da SEC esteja examinando de perto as investigações e litígios de execução pendentes em nossa indústria, não apenas os nossos, e reconheceu que há um caminho mais eficaz para proteger os consumidores americanos. A conclusão de nossa investigação não é apenas um alívio bem-vindo e justo para a Uniswap Labs, mas também para a comunidade DeFi mais ampla de construtores, usuários e desenvolvedores que trabalham para um sistema financeiro melhor para todos nós”, disse a empresa em um post em seu blog na terça-feira. Amanda Tuminelli, diretora jurídica do DeFi Education Fund, afirmou em comunicado ao CoinDesk que a decisão da SEC de encerrar a investigação sobre a Uniswap Labs “dá às empresas DeFi uma segurança adicional para mudar de defensiva para abraçar nosso direito de construir tecnologia descentralizada”.

A decisão da SEC de encerrar sua investigação sobre a Uniswap Labs é a mais recente de uma onda de investigações semelhantes que foram abandonadas em empresas de criptomoedas, incluindo a Robinhood Crypto e o mercado de tokens não fungíveis OpenSea. A SEC também concordou em encerrar seu caso contra a Coinbase, pendente de aprovação dos comissários da agência, de acordo com a exchange de criptomoedas.

A SEC está atualmente revisando sua abordagem à regulação de criptomoedas. O ex-presidente Gary Gensler, conhecido por sua abordagem de “regulação por execução” à indústria de criptomoedas, renunciou em janeiro. Seu substituto, o presidente interino Mark Uyeda, fez mudanças drásticas na agência – incluindo a criação de uma nova Força-Tarefa de Criptomoedas sob a liderança da comissária pró-criptomoedas Hester Peirce e a dissolução da unidade de execução de criptomoedas – sinalizando um novo dia para as empresas de criptomoedas nos EUA.

Um representante da SEC se recusou a comentar.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *