Piloto do Real digital está pronto e será lançado em breve, diz Campos Neto no Roda Viva

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse no Roda Viva, na última segunda-feira (13), que o programa piloto da nova moeda do país, o Real digital, deve começar em breve.

A fala ocorreu em resposta a apresentadora do programa, Vera Magalhães, que perguntou a Campos Neto qual o foco dele na reta final de seu mandato como presidente do banco central.

Em resposta, Neto disse que além de trabalhar para recompor os quadros do banco central após a greve de 2022, ele espera unir o PIX com o Open Finance e o Real digital até 2024.

O que é o programa piloto do Real digital que deve começar em breve?

Um piloto é uma versão experimental de um sistema, desenvolvido e testado em um ambiente controlado, antes de ser lançado em produção.

Assim, o objetivo de um programa piloto envolve identificar e corrigir possíveis problemas e falhas antes do lançamento do programa para o público em geral. Como o Real digital é o novo projeto de moeda para os brasileiros, o banco central tem cautela com o lançamento.

Related articles

Em um programa piloto, é comum selecionar um grupo limitado de usuários para testarem as soluções. A China, por exemplo, lançou sua versão do Yuan digital após testes com o setor bancário e empresas de tecnologia do país.

Durante a conversa no Roda Viva, Roberto Campos Neto declarou que até o final de sua gestão, em dezembro de 2023, espera entregar a agenda de desenvolvimento, com PIX integrado ao Open Banking e Real digital.

“A gente tem uma agenda muito grande para entregar, então minha segunda prioridade é continuar a agenda. Eu gostaria de conectar, no mundo digital a gente tinha três grandes blocos, gostaria de conectar os blocos, que é o PIX, com Open Finance, com a moeda digital. A gente já tem o piloto da moeda digital, que vai começar a rodar em breve. Eu acho que essas três coisas podem mudar a história da intermediação financeira no Brasil, transformando nosso sistema em uma coisa eficiente e hoje no mundo não tem ninguém tão avançado. A gente pensa em pagamentos instantâneos com PIX, junto com Open Finance e com a criação de uma moeda digital.”

Uma CBDC difere das criptomoedas?

Uma CBDC (Central Bank Digital Currency) é uma moeda digital emitida por um banco central que é uma forma eletrônica de dinheiro, apoiada pela autoridade monetária do país. Em outras palavras, é uma forma de dinheiro digital que é emitida e garantida pelo governo.

Diferente deste sistema, as criptomoedas não possuem uma autoridade central, principalmente o Bitcoin, moeda digital descentralizada.

Assim, o Real digital é um projeto em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil para a criação de uma versão digital da moeda brasileira.

O objetivo é modernizar o sistema financeiro, aumentar a eficiência das transações e reduzir custos. Assim como outras CBDCs, o Real digital é uma moeda emitida pela Banco Central e terá seu valor atrelado ao Real físico.

O projeto passa em 2023 por uma fase de estudo e testes, e ainda não há previsão para seu lançamento oficial. De qualquer forma, há uma expectativa que até 2024 a moeda esteja em funcionamento.



Fonte