O Secretário do Tesouro Howard Lutnick insiste que a economia dos EUA está em uma posição sólida, apesar das preocupações de Wall Street de que uma recessão está a caminho. “Absolutamente não”, ele disse em uma edição dominical do Meet the Press quando perguntado se os americanos deveriam se preparar para uma desaceleração. “Não haverá recessão na América”, continuou. “É como as mesmas pessoas que não achavam que Donald Trump era um vencedor há um ano. Donald Trump é um vencedor. Ele vai ganhar para o povo americano.”
Uma recessão é caracterizada por dois trimestres consecutivos de contração econômica, causada por desequilíbrios de fatores externos ou internos, ou uma combinação de ambos. “O presidente está no controle e ele é poderoso nisso, e ele não vai tirar o pé do acelerador.” Essas tarifas fazem parte de uma guerra às drogas. O Canadá e o México devem interromper o fluxo de fentanil através de nossa fronteira e a China deve parar de subsidiar a produção.
Essa argumentação contradiz comentários feitos pelo Presidente anteriormente, que não descartou uma recessão, chamando-a de parte de uma transição. Lutnick argumentou que a estratégia de tarifas de Trump forçará outros países a baixarem suas barreiras comerciais, liberando o crescimento americano e impulsionando $1,3 trilhão em novos investimentos. “Vamos liberar a América para o mundo”, disse ele em resposta às advertências do JPMorgan e Goldman Sachs sobre uma recessão induzida por tarifas. “Você verá nos próximos dois anos o maior conjunto de crescimento vindo da América.”
Embora Lutnick tenha reconhecido que as tarifas podem tornar os produtos estrangeiros mais caros, ele as enquadrou como parte de um esforço mais amplo para reduzir o déficit e diminuir os custos de empréstimos. “Quando você equilibra o orçamento… você reduz as taxas de juros em 150 pontos-base. As hipotecas despencam. O custo da sua casa vai despencar”, disse ele.
No entanto, os traders de criptomoedas não parecem ter o mesmo otimismo. O Bitcoin (BTC) caiu 7% no domingo, chegando a $80.000 e se aproximando de sua mínima de 2025 de $78.000. Ether (ETH), Solana (SOL) e XRP (XRP) seguiram o movimento, enquanto moedas de meme como Dogecoin (DOGE) e Cardano (ADA) caíram quase 12%. Na Polymarket, os apostadores estão cada vez mais se preparando para uma desaceleração, embora as chances de isso ocorrer permaneçam pequenas. Um contrato perguntando sobre a probabilidade de uma recessão nos EUA em 2025 viu as chances de Sim subirem para 41%, um aumento de 16% nas últimas semanas.
Enquanto isso, o último relatório de empregos dos EUA mostrou a adição de 151.000 empregos em fevereiro, conforme relatado recentemente pela CoinDesk, aproximadamente em linha com as expectativas, embora a taxa de desemprego tenha subido para 4,1% e os ganhos de emprego de janeiro tenham sido revisados para baixo. No entanto, demissões no setor público como parte dos esforços do DOGE da Casa Branca podem aumentar esses números no próximo trimestre.
Embora a resiliência do mercado de trabalho tenha mantido as chamadas de recessão afastadas, sinais de crescimento lento estão surgindo, com o modelo GDPNow do Fed de Atlanta prevendo uma taxa de crescimento negativa de 2,8% no primeiro trimestre. No entanto, outro contrato dá apenas 3% de chance de uma recessão acontecer antes de maio. O primeiro trimestre termina em 31 de março.
Deixe um comentário