livro gratuito ensina declarar Bitcoin no Imposto de Renda e novidades no Mercado Bitcoin e Bitfinex

O mercado de criptomoedas no Brasil começou abril com diversas novidades. A primeira delas é ca contadora especialisada em criptoativos, Ana Paula Rabello, que lançou a quarta edição do e-book gratuito “Como declarar Bitcoin e outros criptoativos – edição 2023”.

O conteúdo foi editado em formato de perguntas e respostas, com dúvidas enviadas pelos leitores do blog Declarando Bitcoin. Com 174 perguntas respondidas pela especialista em 93 páginas, o e-book está disponível para download gratuito.

Entre as principais questões que impactam o contribuinte na hora da declaração, Ana Paula Rabello destaca que os órgãos fiscalizadores estão cada vez mais atentos ao mercado de criptoativos e recomenda a leitura de fontes confiáveis para evitar problemas com a Receita Federal. 

“Todos estão sujeitos à fiscalização. O meu papel é ajudar. E, como contadora, faço isso em linguagem acessível, que a maioria compreende. Eu aplico a regra e digo como fazer”, afirma Ana Paula. 

O prazo para declaração do IRPF em 2023 vai até 31 de maio, e o processo pode ser feito tanto no site da Receita Federal, como em programa disponibilizado pela mesma.

Mercado Bitcoin

A exchange Mercado Bitcoin anunciou o lançamento do MB Pass, sistema que oferece benefícios exclusivos dentro da comunidade Web3 da exchange no Discord. O MB Pass dará direito a sorteios e airdrops especiais para os holders, além de uma carteira de recomendação de criptomoedas elaborada por André Franco, head de Research do MB.

Os detentores do NFT Pass também terão acesso gratuito a um curso da Blockchain Academy, além de cinco vouchers de 50% de desconto em cursos, para compartilhar com sua rede de relacionamento e contatos.

Chamadas exclusivas sobre assuntos de interesse da comunidade e a oportunidade de tirar dúvidas sobre o mercado cripto com o time MB Research são mais alguns dos benefícios oferecidos. Além disso, a empresa vem pensando ativamente em outras ações direcionadas aos holders.

A idealização do MB Pass é resultado de uma parceria com a Coby, responsável pela estruturação da comunidade e estruturação do projeto e com a Sonica Web3 Hub, que desenvolve projetos de Web3 com alta performance, segurança e totalmente sem código. 

Startup de tokenização

Entre as novidades da semana também está o lançamento de uma nova startup voltada ao mercado de tokenização com serviços de Blockchain as a Service, a Anny Bass, criada pela especialista em marketing e blockchain Daniela von Hertwig Meyer, e a jornalista Samantha Leal.

“Desde a valorização do talento de um jovem jogador de futebol que precisa de dinheiro para comprar as chuteiras, ou de uma banda musical que precisa de recursos para gravar seu primeiro álbum; até um pequeno agricultor que precisa comprar sementes, mas sua última colheita foi pobre; ou mesmo um encanador que quer expandir seu negócio contratando e ensinando novos encanadores”, explica a CEO Daniela Meyer, que agora se dedica integralmente apenas a esse projeto.

De acordo com a CEO, esse impulsionamento se dá via financiamento coletivo, onde a pessoa irá captar os recursos que deseja a partir da confiança dos investidores em seu projeto.

“De maneira simplificada, ela irá criar um certificado digital em blockchain (NFT) representando o seu projeto. A partir disso, em poucos cliques, irá repartir esse certificado digital em vários pedacinhos (tokens) a serem vendidos aos seus investidores. A pessoa também poderá contar com mentorias e conteúdos educacionais para alavancar o seu projeto”, complementa.

A plataforma segue em desenvolvimento e em captação de investimentos, mas já começou a receber cadastros de projetos, que passam por uma curadoria e mentoria. 

“Queremos que esse projeto seja um propulsor da descentralização e traga mais pessoas para o segmento DeFi e Web3, via crowdfunding 3.0, sempre com foco em educação e inclusão financeira”, afirma Samantha Leal, CMO da Anny.

Bitfinex

Já a Bitfinex anunciou diversas novidades no mercado que incluem novas listagens e produtos. A primeira delas é a listagem da PREMA, cujo token PRMX, apóia o ecossistema da plataforma. 

A PREMA foi fundada por Masahiro Kawakami, um renomado produtor de jogos que esteve envolvido em vários projetos famosos, incluindo White Cat Project, Gundam Senjo no Kizuna, Donkey Kong, e muito mais.

Outra listagem da empresa é o BRISE, token nativo da Bitgert Network. O token BRISE, criptomoeda nativa de Bitgert, é necessário para pagar taxas de gás para execução de contratos inteligentes, staking, seu serviço de pagamento P2P e para cobrar taxas de transação de rede.

A exchange também anunciou o lançamento de contratos perpétuos para o Arbitrum (ARB). O lançamento do contrato de futuros perpétuos permitirá aos clientes de Derivativos Bitfinex negociar o token ARB com até 100 vezes mais alavancagem com base nas garantias fornecidas, e ter exposição direcional sobre o movimento do preço do token, bem como cobrir quaisquer posições à vista subjacentes.

“Estamos entusiasmados em acrescentar contratos perpétuos Arbitrum à nossa carteira de contratos perpétuos”. Dada a rapidez com que o ecossistema Arbitrum se expandiu com sua ênfase em alta velocidade e baixos custos, estamos confiantes de que os comerciantes de Derivativos Bitfinex estarão interessados em negociar o token com alavancagem”, disse Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex derivatives .

BlockBR

Fechando as novidades deste começo de semana está a Block BR que anunciou um novo nome para o time de conselho com foco em expansão e internacionalização. Maurício Magaldi será responsável pelo conselho consultivo de estratégia internacional da fintech.

“Vou apoiar o time para antecipar tendências no mundo da blockchain que possam criar pontes entre os mercados tradicionais e a web 3.0. Chego com a missão de fortalecer essa área e garantir inovação em soluções superestruturadas que vão revolucionar as transações financeiras no Brasil e no mundo”, declarou Magaldi. 

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Fonte

Related articles