Investidor perde R$ 8.6 milhões comprando NFTs com fotos de corujas

Investidor perde 8 milhões NFT

Um investidor de NFTs, que não teve sua identidade revelada, perdeu mais de 1.000 unidades de Ethereum (cerca de R$ 8.6 milhões na cotação atual) após comprar NFTs da coleção Moonbirds, que possui apenas fotos de corujas.

A coleção Moonbirds foi lançada em abril de 2022 pelo Proof Collective e tinha como objetivo desenvolver conexões entre colecionadores de NFT, além de planejar uma conferência, que acabou sendo cancelada devido à falta de interesse dos investidores.

De acordo com o portal Protos, a conferência Moonbirds era considerada a “joia da coroa” do projeto, mas acabou sendo retirada do cronograma. Os organizadores temiam que o evento ocorresse em um local quase vazio e os titulares de Moonbirds receberam descontos na compra de ingressos para a conferência.

Investidor perde 8 milhões NFT

Fotos de corujas

Composto por uma coleção de 10.000 tokens não fungíveis, o Moonbirds segue o padrão ERC-721 no ecossistema blockchain do Ethereum.

Lançado em 16 de abril de 2022, os NFTs apresentam fotos de ‘corujas’, um dos membros mais misteriosos da família noturna.

Related articles

A coleção prometia ser repleta de elementos característicos exclusivos que fariam cada token uma rara peça de investimento, com toque excêntrico e personalidade própria.

Moonbirds coleção opensea
Moonbirds coleção opensea

Os Moonbirds estrearam com um preço de venda de 2,5 ETH cada, que subiu para um preço médio de mais de 11 ETH no primeiro dia de vendas. Em duas semanas, o preço médio atingiu a marca de 25 ETH, com a maior venda sendo de 350 ETH por uma unidade, equivalente a mais de um milhão de dólares na época.

No entanto, o projeto não conseguiu manter o ímpeto e o preço médio de venda despencou.

A perda sofrida pelo trader é um alerta para a volatilidade e riscos envolvidos no mercado de NFTs. Embora tenha havido um aumento significativo no interesse por NFTs nos últimos anos, o mercado perdeu mais de 99% de volume em 2022.

Como acontece com qualquer mercado emergente, a especulação e a volatilidade podem causar perdas significativas para aqueles que não estão preparados para lidar com elas.

O Moonbirds, apesar de ter feito um grande barulho quando foi lançado, mostra como a popularidade de um projeto pode diminuir rapidamente.

Evento cancelado e investidores furiosos

O criador da coleção, Kevin Rose, explicou que, no mundo dos NFTs, o tempo é tudo. No entanto, dadas as realidades atuais, a equipe concluiu que agora não é o momento certo para a conferência.

Kevin disse em uma carta aberta aos compradores que após várias semanas de dados de vendas, conversas com patrocinadores e feedback dos membros da comunidade, foram forçados a reconhecer que agora não é o momento certo para realizar o evento.

“Lamentamos sinceramente a decepção e a inconveniência que isso inevitavelmente causará.” — disse.

De acordo com o Decrypt, os investidores do Moonbirds estão passando por um momento de incerteza em relação aos planos e promessas da equipe. Após a notícia de que o evento foi cancelado, alguns usuários disseram que iriam vender seus NFTs.

A desconfiança dos detentores foi manifestada em postagens no Discord, em um grupo acessível apenas por titulares verificados. Vários investidores expressaram descrença no cancelamento do evento e na equipe do projeto, e algumas postagens incluíram memes que satirizavam a situação.

“Eles não estão dizendo absolutamente nada”, disse um investidor.

“Não aceito suas desculpas… muitos erros!” disse outro.

“Isso não pode ser verdade”, disse um terceiro.

Embora alguns detentores possam estar procurando uma saída, os dados da Proof, que rastreiam o número total de NFTs da coleção, indicam que até o momento não houve uma corrida dramática para vender os ativos.

Holders moonbirds
Holders moonbirds

 



Fonte