Fintech brasileira conecta Open Finance ao Ethereum

Mão segurando moeda ethereum com gráfico ao fundo
Mão segurando moeda ethereum com gráfico ao fundo. Foto: Art Rachen.

A fintech brasileira Pluggy lançou para seus clientes e parceiros uma novidade promissora que integra o open finanse ao ecossistema da criptomoeda Ethereum, a segunda maior em valor de mercado no mundo.

Com a novidade, a empresa espera conectar serviços de criptomoedas ao compartilhamento de dados em destaque na agenda de inovação do Banco Central do Brasil.

Open Finance é um conceito que se refere à abertura do sistema financeiro para permitir que os usuários acessem e compartilhem seus dados financeiros com terceiros de forma segura e controlada. Isso inclui informações sobre contas bancárias, cartões de crédito, investimentos e outros produtos financeiros e agora criptomoedas e tokens.

Open Finance ao Ethereum: como funciona o conector?

A Pluggy, fintech acelerada pelo Lift Lab do Banco Central e pela Y Combinator, parceira da B3 desde 2022, acaba de implementar um novo conector para seus clientes, a blockchain Ethereum (ETH). A partir dessa tecnologia, a Pluggy pretende incentivar a descentralização da internet e facilitar a coleta de dados de criptomoedas para diferentes casos de uso.

O conector de Open Finance, que junta-se à rede Ethereum, executa a coleta de dados de identidade e investimentos com base no consentimento do usuário, permitindo que empresas criem diferentes casos de uso.

Gabriel Pan Gantes, CTO da Pluggy, explica que a chegada do Ethereum “incentivou uma nova economia digital, com o surgimento das Finanças Descentralizadas (DeFi), Ofertas Iniciais de Criptomoedas (ICOs), Tokens não Fungíveis (NFT) e games do metaverso, como Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND)“.

“Na Pluggy, o conector Ethereum possibilitará que as pessoas compartilhem seus dados de investimentos com as companhias, a fim de reunir suas informações financeiras referentes a ganhos, gastos e riscos desse cliente. Desta forma, a análise de dados permitirá uma vida monetária mais saudável, com um planejador financeiro, por exemplo.”

Conceito de finanças abertas é promissor para clientes de empresas

O Open Finance é promissor porque oferece várias vantagens para consumidores e empresas. Primeiramente, ele permite que os usuários tenham um maior controle sobre seus dados financeiros e, consequentemente, sobre sua vida financeira.

Isso significa que eles podem acessar e compartilhar informações com mais facilidade e segurança, além de poderem comparar produtos financeiros e encontrar opções que atendam melhor às suas necessidades.

Além disso, o Open Finance pode ajudar a promover a concorrência e a inovação no setor financeiro, permitindo que novas empresas criem serviços financeiros inovadores e personalizados para atender às necessidades específicas dos consumidores. Isso pode levar a uma maior eficiência e transparência no setor, além de oferecer mais opções para os consumidores.

No entanto, é importante ressaltar que o Open Finance também apresenta desafios e riscos, especialmente relacionados à segurança e à privacidade dos dados financeiros dos usuários.

Por isso, é importante que as empresas e reguladores trabalhem juntos para garantir que os dados sejam protegidos. Por fim, os usuários devem manter controle sobre como suas informações usadas.

Na exchange Digitra.com, além de nunca mais pagar taxas de negociação em cripto, você ainda recebe por cada transação feita. Conheça o Trade to Earn! acesse
Digitra.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.



Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Author picture