A fintech brasileira Pluggy lançou para seus clientes e parceiros uma novidade promissora que integra o open finanse ao ecossistema da criptomoeda Ethereum, a segunda maior em valor de mercado no mundo.
Com a novidade, a empresa espera conectar serviços de criptomoedas ao compartilhamento de dados em destaque na agenda de inovação do Banco Central do Brasil.
Open Finance é um conceito que se refere à abertura do sistema financeiro para permitir que os usuários acessem e compartilhem seus dados financeiros com terceiros de forma segura e controlada. Isso inclui informações sobre contas bancárias, cartões de crédito, investimentos e outros produtos financeiros e agora criptomoedas e tokens.
Open Finance ao Ethereum: como funciona o conector?
Fique atualizado!
Receba as notícias mais importantes do dia.
Obrigado!
Agora você receberá nossa Newsletter.
A Pluggy, fintech acelerada pelo Lift Lab do Banco Central e pela Y Combinator, parceira da B3 desde 2022, acaba de implementar um novo conector para seus clientes, a blockchain Ethereum (ETH). A partir dessa tecnologia, a Pluggy pretende incentivar a descentralização da internet e facilitar a coleta de dados de criptomoedas para diferentes casos de uso.
O conector de Open Finance, que junta-se à rede Ethereum, executa a coleta de dados de identidade e investimentos com base no consentimento do usuário, permitindo que empresas criem diferentes casos de uso.
Gabriel Pan Gantes, CTO da Pluggy, explica que a chegada do Ethereum “incentivou uma nova economia digital, com o surgimento das Finanças Descentralizadas (DeFi), Ofertas Iniciais de Criptomoedas (ICOs), Tokens não Fungíveis (NFT) e games do metaverso, como Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND)“.
“Na Pluggy, o conector Ethereum possibilitará que as pessoas compartilhem seus dados de investimentos com as companhias, a fim de reunir suas informações financeiras referentes a ganhos, gastos e riscos desse cliente. Desta forma, a análise de dados permitirá uma vida monetária mais saudável, com um planejador financeiro, por exemplo.”
Conceito de finanças abertas é promissor para clientes de empresas
O Open Finance é promissor porque oferece várias vantagens para consumidores e empresas. Primeiramente, ele permite que os usuários tenham um maior controle sobre seus dados financeiros e, consequentemente, sobre sua vida financeira.
Isso significa que eles podem acessar e compartilhar informações com mais facilidade e segurança, além de poderem comparar produtos financeiros e encontrar opções que atendam melhor às suas necessidades.
Além disso, o Open Finance pode ajudar a promover a concorrência e a inovação no setor financeiro, permitindo que novas empresas criem serviços financeiros inovadores e personalizados para atender às necessidades específicas dos consumidores. Isso pode levar a uma maior eficiência e transparência no setor, além de oferecer mais opções para os consumidores.
No entanto, é importante ressaltar que o Open Finance também apresenta desafios e riscos, especialmente relacionados à segurança e à privacidade dos dados financeiros dos usuários.
Por isso, é importante que as empresas e reguladores trabalhem juntos para garantir que os dados sejam protegidos. Por fim, os usuários devem manter controle sobre como suas informações usadas.
Digitra.com
Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.