Como as taxas altas do Ethereum estão beneficiando investidores

Investidor colocando moeda de Ethereum no bolso.

Related articles

Investidor colocando moeda de Ethereum no bolso.

Com o mercado animado neste início de ano, mais investidores estão movendo suas criptomoedas e tokens na rede. Um bom exemplo é o caso do Ethereum, o que pode ser visto através de suas taxas de transação, hoje cerca de duas vezes mais caras do que em dezembro.

Apesar disso ser um incômodo para quem precisa fazer uma transação, detentores de ETH têm motivos de sobra para comemorar a agitação na rede.

Afinal, o Ethereum atingiu seu maior nível de deflação de sua história. Segundo dados do Ultra Sound Money, a oferta de Ether (ETH) está apresentando uma redução projetada de 0,017% ao ano.

Ethereum chega a seu maior nível de deflação. Fonte: Ultra Sound Money.

The Merge tem impacto positivo no Ethereum

Embora a redução pareça pequena, ela fica mais evidente quando comparamos o modelo monetário antigo do Ethereum, que utilizava a mineração com placas de vídeo e dava grandes recompensas aos mineradores.

Desde o abandono do Proof-of-Work, a rede já deixou de pagar 1,64 milhão de ETH aos mineradores, uma economia de quase R$ 14 bilhões. Portanto, com a introdução do The Merge, há quase 5 meses, o EIP-1559 e o Proof-of-Stake já reduziram a oferta do Ethereum em 8.030 ETH.

Inflação antiga do Ethereum estava na casa dos 3,5% ao ano. Com o Proof-of-Stake (PoS), este valor agora é negativo. Fonte: Ultra Sound Money.

Ou seja, antes os detentores de Ethereum viam suas moedas desvalorizar 3,5% ao ano por conta da inflação (geração de novas moedas), mas agora este número é negativo. Ainda que uma deflação de 0,017% ao ano seja pouca, é nítido que investidores preferem este último ao primeiro.

Os maiores queimadores de Ethereum

No total, 2,87 milhões de ETH já foram queimados desde a introdução do EIP-1559 em 2021, representando R$ 24 bilhões na cotação atual. Em outras palavras, estes bilhões foram eliminados do mercado, representando menos pressão de venda.

Quanto aos maiores queimadores de Ethereum estão as próprias transações de ETH, o mercado de NFTs da OpenSea, a corretora descentralizada UniSwap e a Tether, maior stablecoin do mercado.

Maiores queimadores de Ethereum desde a introdução do EIP-1559. Fonte: Ultra Sound Money.

Portanto, o EIP-1559 e o The Merge, as duas grandes mudanças na política monetária do Ethereum, são animadoras para holders de ETH. Em janeiro, o ativo valorizou 32,4%, seguindo a tendência de alta do mercado.

Mais importante que isso, toda animação está fazendo com que projetos de seu ecossistema floresçam. Ou seja, além de queimar mais ETH, isso também faz com que a sua demanda aumente já que o ativo serve como um combustível para transações.

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.



Fonte