Cofundador da Bitmex, Arthur Hayes propõe stablecoin baseada no Bitcoin

Enquanto os reguladores dos Estados Unidos examinam cada vez mais de perto as stablecoins, a comunidade cripto continua divulgando novas ideias para criação de stablecoins independentes do dólar.

Arthur Hayes, co-fundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas BitMEX, propôs a criação de uma nova stablecoin com um valor atrelado à soma de US$ 1 em Bitcoin (BTC) e um swap perpétuo invertido do BTC contra o USD. Ele delineou a ideia do potencial Satoshi Nakamoto Dollar (NUSD), ou NakaDollar, em uma postagem em seu blog pessoal intitulada “Dust on Crust”, publicada em 8 de março.

Ao contrário das principais stablecoins lastreadas em reservas baseadas em dólares, como o Tether (USDT) e o USD Coin (USDC), o NakaDollar não dependerá de nenhuma reserva em dólares, mas apenas de exchanges de derivativos que oferecem swaps perpétuos invertidos líquidos, disse Hayes.

A stablecoin proposta seria explicitamente baseada em um conjunto de posições vendidas de BTC e swaps perpétuos invertidoos em USD, mantendo sua paridade de 1:1 em relação ao dólar americano por meio de transações matemáticas entre uma nova organização autônoma descentralizada (DAO) — a NakaDAO —, participantes autorizados e exchanges de derivativos .

O processo de criação da stablecoin NakaDollar será totalmente desvinculada de quaisquer movimentos do dólar, que requerem serviços bancários, afirmou Hayes. Ele ainda observou que a stablecoin NUSD não seria descentralizada, acrescentando:

“Os pontos de falha na solução proposta pelo NakaDollar seriam as exchanges centralizadas de derivativos de criptomoedas. Excluí exchanges de derivativos descentralizadas porque elas não são nem de longe tão líquidas quanto suas contrapartes centralizadas […]”

A proposta de Hayes foi divulgada no momento em que o proprietário do Silvergate Bank, um grande banco norte-americano focado em prestação de serviços à indústria de criptomoedas, anunciou o encerramento de suas operações e a liquidação de seus ativos em meio à desaceleração do mercado. A decisão foi tomada depois que o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York ordenou abruptamente que a Paxos Trust Company interrompesse a emissão da Binance USD (BUSD), uma das maiores stablecoins atreladas ao dólar do mercado de criptomoedas. Conforme relatado anteriormente, a Paxos mantinha depósitos em vários bancos, incluindo o Silvergate e o Signature.

Hayes não está sozinho com sua proposta de criação de uma stablecoin independente do dólar em meio à pressão contínua dos reguladores dos EUA. Em fevereiro, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, sugeriu que a indústria de criptomoedas provavelmente faria uma transição para stablecoins atreladas a outras moedas fiduciárias, incluindo o euro, o iene ou dólares de Singapura.

LEIA MAIS

Fonte

Related articles