Apenas alguns dias após a divulgação de reportagens sobre o escrutínio regulatório dos Estados Unidos sobre a Paxos e o Binance USD (BUSD), a exchange de criptomoedas Binance cunhou quase US$ 50 milhões em TrueUSD (TUSD).
A transação ocorreu em 16 de fevereiro, de acordo com dados do Etherscan, e também ocorre dois dias depois que o CEO da Binance, Chanpeng “CZ” Zhao, disse em um Twitter Spaces que a Binance procuraria “diversificar” suas participações em stablecoins.
We’re live!
Tune-in to our Twitter Space AMA with @cz_binance below https://t.co/bXIztCKdry
— Binance (@binance) February 14, 2023
Estamos ao vivo!
Sintonize nosso Twitter Space AMA com @cz_binance
— Binance (@binance)
Apesar da cunhagem de US$ 50 milhões em TUSD a partir do contrato inteligente da plataforma TrustToken, CZ havia dito anteriormente que a recente ação regulatória da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York a longo prazo pode levar a uma queda na dominância das stablecoins lastreadas em dólares.
“Acho que as ações empreendidas pelos reguladoresdos EUA sobre stablecoins baseada em dólar farão com a indústria provavelmente passe a adotar stablecoins não baseada em dólares, e volte às stablecoins algorítmicas.”
“Existem várias agências fazendo pressão lá. Isso só vai encolher o mercado de stablecoins baseadas no dólar”, acrescentou.
CZ disse ainda: “isso nos levou a procurar outras opções em lugares diferentes”.
50M #TUSD minted at #Binance and the price of $TRU increased by 200%.
On-chain data shows that #Alameda and #justinsun are the two largest minters of $TUSD.#Alameda minted a total of 1.64B $TUSD in history.#justinsun minted a total of 889M $TUSD in history. pic.twitter.com/N1tUjFQm5U
— Lookonchain (@lookonchain) February 16, 2023
50M #TUSD cunhados pela #Binance e o preço de $TRU aumentou 200%.
Os dados on-chain mostram que a #Alameda e #justinsun são os dois maiores emissores de $TUSD. A #Alameda cunhou um total de 1,64B $ TUSD. #justinsun cunhou um total de 889M de $TUSD.
Embora CZ tenha afirmado que a Binance forneceria mais suporte para o USD Coin (USDC) e o Tether (USDT) no curto prazo – na expectativa de que o BUSD “desacelere com o tempo” – ele acrescentou que agora eles estão procurando explorar também stablecoins baseadas em euros e ienes japoneses.
Quanto ao BUSD, CZ disse que “o suprimento circulante existente do BUSD permanece seguro e, à medida que mais pessoas quiserem resgatá-lo por dólares, os tokens serão queimados.”
Curiosamente, o CEO da Binance acrescentou que nunca foi muito otimista com o sucesso da stablecoin BUSD:
“Para ser honesto, o BUSD nunca foi um grande negócio para nós. Quando começamos, na verdade, pensei que o projeto do BUSD poderia falhar. Então, na verdade, não temos uma economia muito boa nessa colaboração.”
Curiosamente, em setembro, o TUSD foi uma das stablecoins que a Binance converteu automaticamente para BUSD sob a justificativa de aumentar a liquidez e a eficiência do capital para seus usuários. Outras stablecoins que foram convertidas automaticamente em BUSD foram o USDC e o USDP Stablecoin (USDP). Isso aumentou a participação do BUSD no mercado de stablecoins de 10% para 15% em questão de semanas.
O TrustToken lançou o TUSD em 5 de março de 2018. Ele está disponível nas redes Ethereum, Avalanche, Polygon e Tron.
O novo TUSD é cunhada sempre que um comprador transfere dólares para uma conta caucionada de terceiros que mantém esses depósitos em USD em nome da Prime Trust. Uma vez recebida a transferência, o TUSD é transferido em uma proporção de 1:1 para o o endereço de carteira ERC-20 ou BEP-2 indicado pelo trader.
LEIA MAIS