Banco alemão, DekaBank, planeja lançar plataforma de tokenização até 2024

Related articles

O banco alemão DekaBank, de 105 anos, planeja lançar uma plataforma de tokenização baseada em blockchain em colaboração com a empresa de ativos digitais Metaco.

O DekaBank visa o lançamento de sua plataforma blockchain em 2024, enquanto a infraestrutura deve estar pronta em 2023, disse o executivo de custódia de ativos digitais do DekaBank, Andreas Sack, ao Cointelegraph.

“A infraestrutura da plataforma de tokenização estará pronta em um futuro próximo e lançará o primeiro produto viável mínimo em nossa solução de custódia cripto”, afirmou Sack. Ele acrescentou que as primeiras transações de teste da plataforma de tokenização provavelmente ocorrerão este ano.

A próxima plataforma blockchain do DekaBank é desenvolvida em colaboração com o sistema de gerenciamento de ativos digitais Metaco Harmonize. O banco anunciou oficialmente uma parceria com a Metaco em 31 de janeiro, planejando implantar o Harmonize como a plataforma principal para uma “oferta institucional de ativos digitais”.

Fonte: Metaco

De acordo com Sack, a próxima oferta envolverá a tokenização de ativos como títulos, ações e fundos para permitir uma nova economia de tokens. “A Metaco é a chave para essa economia porque é nossa solução de gerenciamento de chaves para ativos tokenizados em diferentes blockchains”, disse ele.

O executivo observou que muitas blockchains são usadas para tokenização, incluindo as redes Ethereum e Polygon. “Ainda não está claro se existe uma blockchain que se tornará o padrão”, acrescentou.

Sack enfatizou que o DekaBank não planeja oferecer negociação de criptomoedas como Bitcoin (BTC) como parte de sua parceria com a Metaco. Isso porque o DekaBank está focado em produtos regulamentados, de acordo com a Lei de Títulos Eletrônicos da Alemanha, disse ele, acrescentando:

“As criptomoedas são negociáveis em todo o mundo, mais regulamentadas em algumas partes do mundo e menos ou não regulamentadas em outras partes do mundo. As implicações que podem surgir devido a essas disparidades são potencialmente muito grandes e podem acarretar riscos muito altos”.

Os novos detalhes sobre a próxima plataforma de ativos digitais do DekaBank surgem em meio a alguns dos principais bancos locais entrando no setor de criptomoedas. O DWS Group, o braço de gerenciamento de ativos do Deutsche Bank – um dos principais provedores de serviços financeiros do mundo – está buscando investir em duas empresas de cripto alemãs, incluindo Deutsche Digital Assets e Tradias.

De acordo com alguns rankings, a Alemanha se tornou a economia cripto mais favorável do mundo em 2022, com base em fatores como uma perspectiva cripto favorável, regras claras de impostos cripto e comunicações regulatórias transparentes. A autoridade financeira alemã BaFin emitiu várias licenças para exchanges de criptomoedas, incluindo empresas como Coinbase e Bitpanda.

VEJA MAIS:

Fonte