Touros de volta ao topo, mas todos os olhos no Federal Reserve

Related articles

Principais conclusões

  • Bancos criptográficos têm o melhor janeiro em quase uma década
  • Saldo positivo de 68% da oferta de Bitcoin, em comparação com 50% no início de janeiro
  • A correlação entre Bitcoin e ativos de risco está próxima dos máximos históricos, com a política de taxa de juros do Federal Reserve continuando a ser a chave

É importante comemorar as vitórias, né? E uau, os investidores de criptomoedas precisavam de uma vitória. Após um ano cheio de falências, prisões, demissões e gráficos vermelhos, o novo ano teve um bom começo.

Na verdade, janeiro é o melhor mês das criptomoedas desde 2013. Vamos nos aprofundar e analisar as estatísticas resumidas do mês principal e obter a configuração do terreno ao virarmos a página em fevereiro.

Taxa de financiamento positiva

Abrindo o mês em US$ 16.600, o Bitcoin fechou as negociações de janeiro em US$ 23.100, com um ganho legal de 39%.

A taxa de financiamento é o preço que os traders pagam para comprar ou vender um ativo no mercado futuro. Se a taxa de financiamento for positiva, significa que os negócios longos são dominantes e os traders longos estão pagando os traders vendidos pelas posições. O vice-versa também é válido, o que significa que uma taxa de financiamento negativa implica que os traders curtos estão pagando aos traders longos.

Isso significa que, embora longe de ser perfeito, é um indicador decente do sentimento do mercado. Olhando para a taxa ao longo de janeiro, ela foi positiva em todos os dias, exceto dois, com os touros dominando.

Os traders de Bitcoin estão de volta ao lucro

A melhor maneira de resumir a sorte do mercado de criptomoedas neste mês é observar a quantidade de oferta em lucro. As coisas terminaram de forma bastante amarga no ano passado, com metade dos 19,3 milhões de oferta circulante de Bitcoin em lucro.

Avanço rápido de 31 dias e esse número agora é de 68%.

A estrada de volta é longa

Claro, escrevi ontem sobre a gravidade dos danos causados em 2022. Não é o caso de um pouco de cuidado para lançar as fortunas no mercado. A indústria ainda é assediada por más notícias, com demissões e falências longe de terminar, se as últimas semanas servirem de referência.

A criptografia, mais do que nunca, está simplesmente seguindo o macro. Não há mais nada causando esse rali. E com a reunião do Federal Reserve dos EUA esta tarde para delinear sua mais recente política de taxa de juros, o salto pode ser revertido rapidamente, ou até mesmo impulsionado ainda mais, dependendo das palavras do presidente Jerome Powell.

As correlações permanecem nas alturas

Não acredite na minha palavra. Uma rápida olhada nas correlações em jogo aqui mostra o quanto Jerome Powell está segurando a mão do Bitcoin.

Há uma ironia aí em algum lugar; uma legião de traders de criptomoedas esperando nervosamente pelas palavras do presidente de um banco central para descobrir para onde o Bitcoin e o resto do mercado estão indo. O aconteceu com a narrativa de hedge?

E se a correlação entre o mercado e o Bitcoin era acentuada, você pode apostar que é ainda maior entre o Bitcoin e o resto do mercado. Desde que fizemos a transição para esta nova era de aumento das taxas de juros por volta de abril de 2022, o Fed está segurando a mão do Bitcoin cada vez mais forte, e o Bitcoin está segurando a mão de todas as outras criptomoedas.

Pensamentos finais

Tem sido um mês estelar para as criptomoedas, trazendo à tona memórias das corridas explosivas de que era capaz nos bons velhos tempos do mercado altista.

Com o Federal Reserve anunciando sua mais recente política de taxas de juros nesta tarde, os mercados podem mostrar volatilidade, com ímpeto para este último rali, ao lado de uma redução abrupta, dependendo do tom que o presidente Jerome Powell usar.

A longo prazo, o espaço ainda está se recuperando dos inúmeros eventos negativos do ano passado, e a negociação de Bitcoin como uma aposta alavancada na Nasdaq está longe de ser ideal.

Apesar dos fundamentos parecerem semelhantes a uma commodity e grandes sonhos sobre o futuro, o Bitcoin continua sendo um ativo altamente especulativo por enquanto. E quanto ao resto da criptografia? Basta copiar e colar a análise do Bitcoin, enquanto aumenta a volatilidade em um nível (ou três).

Fonte