O principal market maker automatizado (AMM) da Solana, Raydium, revidou na segunda-feira os rumores de que o principal impulsionador de volume, Pump.Fun, estava se preparando para lançar sua própria AMM. Abandonar Raydium por completo seria um “erro estratégico” para a extremamente popular – e lucrativa – fábrica de memecoins, disse o colaborador principal InfraRAY em um post em X. Ele duvidou da ideia de que Pump.Fun poderia replicar seu sucesso se substituísse Raydium por uma infraestrutura de negociação interna.
Investidores de tokens despejaram RAY em massa neste fim de semana depois que observadores atentos notaram que Pump.Fun aparentemente estava testando sua própria AMM, presumivelmente com a intenção de substituir as pools de liquidez de longa data da Raydium como sua plataforma de escolha. Uma mudança desse tipo afetaria a economia da negociação descentralizada de tokens na Solana.
Atualmente, a Raydium, a maior plataforma AMM da rede, captura as taxas de negociação geradas pelas memecoins da Pump.Fun que “se formaram” no launchpad para suas próprias pools. O acordo – em vigor desde os primeiros dias da Pump.Fun – tem sido um benefício financeiro para a Raydium.
Mas também deixa a Pump.Fun de fora do potencial de valorização a longo prazo dos tokens que seus usuários criam. Isso não quer dizer que não esteja ganhando nada: Pump.Fun acumulou meio bilhão de dólares nas taxas que coleta nos lançamentos de tokens em estágio inicial, um dos maiores cofres de guerra do cripto.
Atualmente, a Raydium está gerando mais de US$1 milhão em taxas todos os dias a partir das negociações em todas as suas pools de liquidez, não apenas da Pump.Fun tokens. No entanto, mais de 30% do volume diário de negociação da Raydium vem dos tokens da Pump.Fun, de acordo com um painel da Dune, o que significa que uma boa parte de suas taxas poderiam secar se a Pump.Fun mudasse de plataforma.
“100%, a diminuição de receita é real”, disse InfraRAY em uma mensagem para o CoinDesk. Mas ele alertou que a queda de 30% nos tokens RAY no mercado foi “exagerada” e parcialmente devido à fraqueza do SOL.
Ele disse que qualquer mudança para uma nova AMM poderia enfrentar inúmeros problemas: infraestrutura de suporte inadequada, baixa demanda por tokens migrados, fracasso no volume de lançamento.
“Acho que esse é um risco real que eles estão ignorando, mas posso estar errado”, disse InfraRAY.
O co-fundador da Pump.Fun, Alon Cohen, se recusou a comentar.
Deixe um comentário