SEC alerta investidores em criptomoedas: “só invista o que você pode perder”

Related articles

Investir em criptomoedas pode ser arriscado e especulativo, alertou o Escritório de Educação e Defesa do Investidor da SEC. Embora o mercado de criptomoedas tenha experimentado um grande crescimento nos últimos anos, os investidores precisam estar cientes dos riscos envolvidos e da falta de proteção regulatória, disse a agência.

A SEC alertou que as plataformas que oferecem serviços de negociação, empréstimo ou staking de criptomoedas podem não estar em conformidade com as leis federais de valores mobiliários.

As empresas que oferecem títulos de criptomoedas precisam se registrar na SEC, em um regulador estadual ou em uma organização autorreguladora, como a FINRA, antes de poderem oferecer esses títulos ao público.

O registro é necessário para garantir que os investidores recebam informações importantes sobre a empresa, a oferta e os valores mobiliários oferecidos.

No entanto, muitas ofertas de valores mobiliários de criptomoedas não são registradas e, portanto, não fornecem as informações financeiras auditadas necessárias para que os investidores tomem decisões informadas.

Investidores podem perder tudo

De acordo com a SEC, os investidores individuais devem estar cientes dos riscos envolvidos em investir em criptomoedas e só devem investir o dinheiro que podem perder. A volatilidade e especulação associadas aos ativos digitais podem tornar os investimentos particularmente arriscados.

Em suma, a SEC continua a instar os investidores a serem cautelosos ao considerar investimentos em títulos de criptoativos e a se informarem sobre as proteções regulatórias disponíveis antes de investir.

“Os investimentos em títulos de criptoativos podem ser excepcionalmente voláteis e especulativos, e as plataformas onde os investidores compram, vendem ou emprestam esses títulos podem carecer de proteções importantes para os investidores. O risco de perda para investidores individuais que participam de transações envolvendo criptoativos, incluindo títulos de criptoativos, permanece significativo”, alertou a SEC.

O alerta ocorre apenas um dia depois que a SEC enviou um aviso de Wells à Coinbase, indicando que a maior exchange de criptomoedas dos EUA poderia ser processada por possíveis violações de valores mobiliários relacionadas a suas listagens de ativos e produtos de apostas.

“Nenhuma das principais entidades de criptoativos está registrada na SEC como corretora, bolsa ou consultora de investimentos – portanto, os investidores podem não obter as proteções oferecidas pelas regras aplicáveis ​​a essas entidades”, disse a SEC.

Por fim, a SEC alertou que os golpes continuam desenfreados na indústria cripto, já que “os fraudadores continuam a explorar a crescente popularidade dos ativos para atrair investidores de varejo para golpes”.

“O único dinheiro que você deve colocar em risco com qualquer investimento especulativo é o dinheiro que você pode perder totalmente”, concluiu a SEC.



Fonte