Ripple entra com pedido de licença bancária nos EUA e intensifica corrida por legitimidade no setor cripto

A Ripple Labs deu mais um passo em direção à consolidação no sistema financeiro tradicional ao solicitar, nesta quarta-feira (2), uma licença bancária nacional junto ao Escritório do Controlador da Moeda (OCC) dos Estados Unidos. O movimento reforça a estratégia da empresa de alinhar seus serviços às normas regulatórias emergentes, em um momento em que o Congresso norte-americano avança com a regulamentação de stablecoins.

A informação foi confirmada por Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, por meio da rede X. Ele destacou que a iniciativa representa um marco para o setor de ativos digitais, ao buscar operar sob supervisão federal e estadual neste caso, incluindo o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York, que regula a stablecoin Ripple USD (RLUSD).

O pedido de licença ocorre apenas dois dias após a Circle, emissora da stablecoin USDC, apresentar solicitação semelhante ao OCC. Ambas as empresas tentam se antecipar à implementação do GENIUS Act, projeto de lei aprovado recentemente no Senado dos EUA, que propõe uma estrutura regulatória para stablecoins atreladas ao dólar. Entre as exigências está a supervisão direta de emissores relevantes por autoridades bancárias.

Além da licença bancária, a Ripple também solicitou uma conta master junto ao Federal Reserve. Se aprovada, a medida permitirá que a empresa mantenha diretamente com o banco central as reservas que lastreiam sua stablecoin RLUSD. O acesso direto ao sistema financeiro dos EUA é visto como um diferencial competitivo e um reforço à segurança das operações com stablecoins.

Garlinghouse ainda mencionou que a solicitação foi feita por meio da Standard Custody, empresa especializada em custódia de ativos digitais, adquirida pela Ripple em fevereiro de 2024.

Atualmente, a Anchorage Digital é a única companhia do setor cripto que detém uma carta bancária nacional emitida pelo OCC.

A notícia impactou positivamente o token XRP, que valorizou 3,2% nas últimas 24 horas, atingindo a cotação de US$ 2,24, segundo dados da CoinGecko. O ativo chegou a bater US$ 2,27 logo após a publicação de Garlinghouse, antes de recuar levemente.

Com a nova investida regulatória, a Ripple reforça sua posição como uma das protagonistas na institucionalização das criptomoedas nos EUA.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *