Presidente da SEC faz alerta para investidores em criptomoedas

Falando sobre a multa de R$ 158 milhões à corretora Kraken, Gary Gensler citou um famoso bordão usado pela comunidade de criptomoedas nesta sexta-feira (10), servindo como um alerta ao confiar em terceiros.

“Há um ditado nas criptos que diz “as chaves não são suas, as criptomoedas não são suas”, então outras plataformas devem levar isso em conta”, alertou o presidente da Comissão de Valores Mobiliários americana, a SEC.

Em inglês, o bordão “not your keys, not your coins” é um dos conselhos mais sábios que existem no mercado. Afinal, o Bitcoin foi criado justamente para que as pessoas não precisem depender de terceiros para lidar com suas finanças, mas infelizmente muitos ainda cometem este erro.

Após multar gigante das criptomoedas, presidente da SEC faz alerta para toda indústria

Em conversa com a CNBC nesta sexta-feira (10), Gary Gensler comentou sobre a multa milionária da SEC à corretora Kraken, evento que derrubou o preço do Bitcoin abaixo dos US$ 22.000 após sua maior queda diária em 2023.

Explicando a decisão, o presidente da SEC comenta que “o que a Kraken estava pedindo americanos pelas suas criptomoedas e dizendo “lhe dou um retorno, 4% a 21%” e o problema é que eles não estavam divulgando o risco ao investidor.”

Seguindo, Gensler aponta que americanos são livres para tomarem qualquer risco que desejam, mas as empresas são obrigadas a explicarem os riscos de forma completa, justa e verdadeira.

No entanto, o que chamou atenção na entrevista foi a frase seguinte, quando o presidente da SEC usou um famoso bordão da comunidade para alertar investidores a não confiar em terceiros.

“Se alguém pegar seus tokens e transferir para uma plataforma, onde a plataforma os controla, adivinha o que acontece se eles falirem? Você entra na fila do tribunal de falências. Há um ditado nas criptos que diz “as chaves não são suas, as criptomoedas não são suas”, então outras plataformas devem levar isso em conta.”

Em outras palavras, as pessoas estão arriscando todas suas economias em troca de uma promessa de lucros, o que muitas vezes acaba mal. Uma história que ilustra isso é a falência da Celius, onde um juiz determinou que as criptomoedas não eram dos investidores, mas da empresa.

O mesmo vale para ao deixar suas moedas em corretoras, como se fossem carteiras. Ou seja, você nem sequer sabe se essas criptomoedas existem. Tudo que você tem é uma promessa que seu saque será processado.

Bitcoin opera em queda após decisão da SEC

Com os EUA pressionando cada vez mais o mercado de criptomoedas, o Bitcoin apresentou sua maior queda diária de 2023 nesta quinta-feira (9), levando outras criptomoedas ladeira abaixo.

Ao ser questionado sobre diferentes métodos que americanos podem usar para evitar a decisão da SEC, como o uso de VPN, Gary Gensler voltou a falar que seu compromisso é com a segurança do investidor.

“Somos neutros em relação à tecnologia na SEC, estamos focados na proteção dos investidores.”

“A Kraken sabia como ter um registro, outras [empresas] também, é só um formulário em nosso site”, disse Gensler. “Se eles querem oferecer staking, somos neutros, venham e se registrem, mas investidores precisam saber o que você está fazendo com estes tokens. Você está fazendo trading? Realizando empréstimos? Usando para benefício próprio? Nós vimos isso no mundo das criptomoedas, então investidores não só precisam disso, mas também é a lei.”

Por fim, reguladores parecem muito mais preocupados após a falência da FTX, então segunda maior corretora mundial. Portanto, as falas de Gensler parecem coesas para evitar mais perdas, principalmente para usuários mais ingênuos.



Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Picture of Sara Oliveira

Sara Oliveira

Redatora e Social Media CriptoBr