Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2023

Você bitcoiner, que está desesperado para saber como declarar seu bitcoin e outras criptomoedas, vem comigo aqui nesse passo a passo, bem simples, mas que vai te ajudar muito.

Não te esquece que o período de entrega da declaração de imposto de renda é de 15 de março a 31 de maio.

Baixe o programa IRPF2023 diretamente do site da Receita Federal, disponível em março de 2023;

  • Tenha em mãos seus extratos e arquivos de operações;
  • Tenha elaborado seu controle de estoque de moedas todos os meses, baseados em seus extratos e arquivos;
  • Preencha Gcap2022 nos meses em que a soma das suas alienações (compras e permutas), forem superiores a 35mil no mês;
  • Do Gcap2022 extrair o arquivo para importar lá nos seus ganhos sujeitos a tributação exclusiva/definitiva do IRPF2023;
  • Somar os rendimentos isentos todos os meses em que teve resultado positivo, e cuja venda e permuta no mês não ultrapassou R$ 35mil no mês. O resultado dessa soma, informe em rendimentos isentos e não tributáveis, referentes a venda de bens ou conjunto de bens de pequeno valor;
  • Preencher na Ficha Bens e Direitos o código correspondente ao ativo, discriminando a quantidade, denominação e onde está custodiado. Informar na coluna saldo em 31/12/2022 o valor correspondente ao saldo baseado no custo de aquisição do ativo.

Imposto de Renda 2023: programa será liberado somente em 15 de março

A Receita Federal informou no dia 24/02, que o Programa Gerador da Declaração de Imposto de Renda 2023, somente será disponibilizado na data inicial de entrega da declaração anual, prazo esse alterado para 15 de março, com data limite em 31 de maio.

A informação da alteração de datas já havia sido disponibilizada pelo órgão, que noticiou a mudança, informando que a mesma se dá em razão da declaração pré-preenchida, a qual só estará liberada em 15 de março.

Related articles

Importante frisar que não se trata de uma prorrogação, trata-se na verdade de uma alteração de prazos para cumprimento da obrigação, ou seja, os novos prazos vieram para ficar.

Na próxima segunda-feira (27/02), às 10h, no auditório do Ministério da Fazenda, acontecerá, presencialmente, a entrevista coletiva anual de imprensa, para anunciar as novas regras do Imposto de Renda 2023. A mesma será transmitida também no canal no youtube da instituição (clique aqui).

A coletiva será iniciada pelo subsecretário de arrecadação, cadastros e atendimento, auditor-fiscal Mário Dehon e pelo subsecretário de Gestão Corporativa, auditor-fiscal Juliano Neves e conduzida pelo auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2023.

Notícia na íntegra, clique aqui.

Quer saber mais? Aguarde nosso e-book versão 2023!

Siga no Twitter https://twitter.com/declarandobtc

Curte a página no Facebook https://www.facebook.com/declarandobitcoin/

Acompanha também no Instagram https://www.instagram.com/declarandobitcoin/

Telegram https://t.me/declarandobitcoin

Tik Tok https://vm.tiktok.com/ZMdo9X2W8/

Linkedin https://www.linkedin.com/in/ana-paula-rabello-declarandobitcoin/

Youtube https://www.youtube.com/c/DeclarandoBitcoin

Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200



Fonte