A capital do Panamá vai permitir o uso de criptomoedas como forma de pagamento para impostos e taxas municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito da Cidade do Panamá, Mayer Mizrachi, na noite de quarta-feira (16), por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter).
Segundo Mizrachi, os cidadãos poderão pagar impostos, multas de estacionamento, autorizações e outras taxas utilizando bitcoin (BTC), ether (ETH) e as stablecoins USDC e tether (USDT).
“Governos anteriores tentaram aprovar um projeto de lei para tornar isso possível, mas encontramos uma forma simples de fazer isso sem necessidade de nova legislação”, afirmou o prefeito.
A solução encontrada foi uma parceria com uma instituição bancária local que irá processar os pagamentos em criptoativos, realizando a conversão imediata para dólares americanos, como exige a legislação atual.
“Isso permite o livre fluxo de criptomoedas em toda a economia e dentro do governo”, destacou Mizrachi.
A medida marca um passo significativo na integração das criptomoedas ao sistema público da cidade e pode servir de modelo para outras jurisdições interessadas em adotar tecnologias financeiras descentralizadas.





