4 Perguntas Sem Resposta Sobre a Reserva de Criptomoedas de Trump

President Donald Trump

Na Conferência de Bitcoin em Nashville em julho, Donald Trump prometeu criar uma “reserva nacional estratégica de bitcoin”. Até a manhã de domingo, 2 de março, essa reserva também incluía ether (ETH), XRP, Solana (SOL) e Cardano (ADA) ao lado do bitcoin (BTC). A mensagem de Trump no Truth Social disse que seu grupo de trabalho presidencial estava avançando na criação da reserva de criptomoedas de escopo mais amplo, desencadeando uma enxurrada de feedback de toda a comunidade de criptomoedas.

Muitos reclamaram que a reserva não estava apenas limitada ao bitcoin. Outros questionaram se os EUA deveriam estar acumulando tokens como XRP e Cardano. Outros se perguntaram o que poderia ter mudado a opinião de Trump. Trump disse que queria tornar os EUA a “capital cripto do mundo” e seu timing parecia visar os traders varejistas. “Eu amo o gênio de anunciar uma reserva estratégica em um domingo, quando os mercados tradicionais estão fechados e Wall Street dorme. Pela primeira vez, os investidores varejistas ganham”, twittou Eric Trump, filho de Trump, no domingo à noite.

Os preços dos ativos subiram quase imediatamente, com ADA se beneficiando em particular. Ainda assim, há muito que não sabemos sobre a “Reserva Estratégica de Criptomoedas”.

A mensagem de domingo de Trump foi a primeira vez que a administração disse que haveria cinco ativos na carteira. Além disso, os detalhes são escassos. Aqui estão algumas perguntas importantes.

1. Ele está falando sério? Os EUA já possuem mais de 200.000 BTC que afirmaram ter apreendido. Especialistas dizem que isso poderia ser a base para uma Reserva Nacional sem aprovação do Congresso. Mas uma reserva de várias moedas certamente exigiria que o Congresso aprovasse legislação. A senadora de Wyoming, Cynthia Lummis, propôs uma legislação que prevê que os EUA comprem US$ 20 bilhões no primeiro ano e mais 20.000 BTC em cada um dos quatro anos seguintes para levar o estoque dos EUA a um milhão de BTC. As opiniões de Lummis sobre a reserva de várias moedas agora expandida são desconhecidas. Ela planejava se reunir com líderes do setor para discutir o assunto em 11 de março. Ela agora proporá uma legislação diferente?

A outra questão subsidiária é como os EUA podem pagar pela carteira expandida. As criptomoedas são negociadas publicamente e têm um preço público. Não está claro a partir da mensagem de Trump se sua administração buscará uma nova apropriação de gastos. Os EUA poderiam vender ouro para comprar criptomoedas? Não sabemos.

2. Por que incluir Solana, XRP e Cardano? Haverá outros? Como muitos observaram, existem razões lógicas para incluir o bitcoin em uma reserva estratégica. “Estamos falando de uma reserva, e o Bitcoin é o incontestável armazenador de valor para a era digital”, observou Hunter Horsely, CEO da Bitwise. O Bitcoin é o “ouro digital” e a “dominância” do BTC no mercado ainda está acima de 60%. BTC é o primeiro ativo que qualquer detentor possui.

É mais difícil apresentar um caso direto para as outras moedas. Por exemplo, o Cardano, com uma dominância de 1,1%, é mais conhecido como um ambiente para construir aplicativos descentralizados (dApps). Ele não tem ETFs como bitcoin e ether e não é aceito pelo TradFi em quase a mesma extensão.

As cinco moedas estão sendo escolhidas por dois motivos diferentes. BTC e ETH são totalmente descentralizados. Solana, XRP e Cardano são Made in America, e Trump pode estar incluindo-os para promover a indústria de criptomoedas dos EUA. O anúncio de Trump parece deixar em aberto a possibilidade de que a reserva possa incluir outras moedas no futuro.

3. Os estados seguirão o exemplo? Jesse Hamilton, do CoinDesk, escreveu recentemente que até 22 estados estão considerando criar suas próprias reservas de criptomoedas, principalmente em bitcoin. Eles agora considerarão uma variedade mais ampla de ativos?

4. A criptomoeda apoiará isso? A reação ao anúncio de Trump em toda a comunidade profissional de criptomoedas foi de morna a crítica. Trump anunciou a reserva em Nashville visando agradar seu público. Mas hoje não está claro se a indústria de criptomoedas está 100% por trás de seu plano de concretizar a reserva. Se a medida receber resistência no Congresso, a administração precisará do apoio da indústria, então isso pode ser uma preocupação para seus apoiadores. Certamente, os apostadores da Polymarket estão céticos de que a reserva se concretizará em breve.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *