Utah a um Voto de Distância, Mas Alguns Estados Falham em Avançar nas Apostas de Criptomoedas

Texas state senate's Business and Commerce Committee

Interesse dos estados americanos em criptomoedas

O rápido aumento do interesse dos estados americanos em investir dinheiro público em criptomoedas antes que o governo federal possa estabelecer uma reserva estratégica de ativos digitais encontrou resultados mistos após cinco desses esforços falharem, embora Utah ainda esteja a apenas um voto de distância da linha de chegada e o Texas tenha avançado um projeto de lei para o seu senado estadual.

Pensilvânia, Wyoming, Montana, Dakota do Sul e Dakota do Norte não conseguiram atingir o objetivo em seus esforços legislativos para investir dinheiro público em criptomoedas. Outros — especialmente Utah — avançaram significativamente na aprovação de projetos de lei que poderiam vincular sua saúde financeira aos mercados de ativos digitais, e o cenário está mudando a cada hora.

O Congresso dos EUA e o presidente Donald Trump têm falado sobre a criação de uma reserva federal estratégica de ativos digitais, com a campanha pública da ideia originada no estágio Bitcoin 2024 em Nashville, Tennessee, antes de Trump vencer sua eleição e os republicanos assumirem a maioria no Congresso. Trump tem falado amplamente a favor da ideia, que também foi mais agressivamente defendida por Michael Saylor da MicroStrategy e defendida pela senadora Cynthia Lummis, republicana de Wyoming que lidera o subcomitê de criptomoedas do Comitê Bancário do Senado.

Muitos estados correram para superar o governo federal, mas nas semanas que marcaram essa tendência, o valor de mercado do ativo que a maioria dos esforços está falando — o bitcoin (BTC) — caiu consideravelmente da euforia pós-eleição que pareceu estimular o entusiasmo.

A queda de preço para cerca de $86.000, partindo de um pico de $106.000 no dia da posse de Trump, foi acompanhada por um hackeamento de grande destaque na Bybit, que supostamente levou mais criptomoedas do que os ladrões já haviam roubado anteriormente em uma única operação. Esses contratempos podem ter diminuído ainda mais a boa vontade dos entusiastas do governo estadual.

“Essa sensação de urgência parece ter diminuído agora”, disse Johnny Garcia, diretor administrativo da Fundação VeChain, que tem acompanhado as ações dos estados. “Minha visão é que os estados têm algum espaço para avaliar e contemplar um caminho a seguir.”

Montana e Dakota do Norte tiveram perdas claras quando seus legisladores consideraram a ideia de reservas estaduais de criptomoedas. Ambas as legislaturas votaram para rejeitar os projetos de lei. Os outros três estados onde as iniciativas falharam viram essas rejeições acontecerem no nível do comitê.

Enquanto isso, a legislação de Utah para permitir o investimento em criptomoeda de até 5% de certas contas públicas passou pela casa do estado e por um comitê do senado a caminho da consideração de todo o senado. Mas obter esse voto nunca é uma certeza nas janelas limitadas que a maioria dos estados dá à sua atividade legislativa.

“Embora Utah pareça estar melhor posicionado para finalizar seu projeto de lei primeiro, nada é garantido”, disse Dennis Porter, CEO do Fundo de Ação Satoshi, que tem defendido que os estados adotem reservas de bitcoin. “É um processo dinâmico.”

Porter disse que a campanha nos estados está se apoiando neles como o “laboratório da democracia”. Ele postou na rede social X (anteriormente Twitter) que a maioria dos projetos de lei falhará, o que é “normal” para o processo, que seu grupo continuará perseguindo a cada ano.

O Texas, um importante centro de mineração de bitcoin, supostamente se tornou o último estado a mover um projeto de lei de reserva de criptomoedas para fora do comitê. Mas os estados têm buscado uma ampla variedade de iniciativas de ativos digitais, tornando-as difíceis de serem identificadas como um esforço comum. E alguns estados estão avançando em outros aspectos do envolvimento com criptomoedas, como o projeto de lei aprovado pela casa de Indiana que considera a tecnologia blockchain para eficiência governamental e o avanço de um projeto técnico em Arizona que manteria propriedades não reclamadas em forma de criptomoeda, em vez de convertê-las em dinheiro — um resultado que envolveria gerenciá-las em um fundo estadual.

Embora o esforço de Dakota do Norte para criar uma reserva tenha falhado, a casa do estado também aprovou uma resolução separada que encoraja seu tesoureiro a investir certos fundos estaduais em ativos digitais. Essa resolução agora está nas mãos do senado estadual.

Garcia previu que “muitos desses estados provavelmente autorizarão ativos digitais como parte de suas opções de pensão e investimento estadual antes de avançar para reservas de ativos digitais mais agressivas”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *