SWIFT passa para a próxima fase do teste de CBDC após resultados positivos

Related articles

De acordo com um comunicado de 9 de março, a plataforma de mensagens bancárias Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications, ou SWIFT, divulgou que a instituição financeira testemunhou resultados positivos relacionados ao seu teste piloto de vincular diferentes moedas digitais de banco central (CBDCs).

Durante um período de teste de 12 semanas, a SWIFT simulou quase 5.000 transações entre duas redes blockchain diferentes e sistemas de pagamento fiduciários existentes. Mais de 18 instituições financeiras em todo o mundo participaram do estudo, incluindo Royal Bank of Canada, Banque de France, Société Générale, BNP Paribas, Monetary Authority of Singapore, HSBC, Deutsche Bundesbank, NatWest e muito mais. Conforme relatado pela SWIFT:

“No geral, os resultados do teste de sandbox descobriram que a solução experimental de interligação da Swift pode atender às necessidades dos bancos centrais e comerciais para interoperabilidade de CBDCs, garantindo que as CBDCs possam ser usadas com sucesso em pagamentos internacionais.”

Além disso, a SWIFT disse que havia um “forte grau de alinhamento” entre os participantes sobre como as CBDCs provavelmente funcionarão no futuro. Para as próximas etapas, a SWIFT planeja executar uma segunda fase de sua sandbox CBDC e desenvolver sua “solução de interligação CBDC em uma versão beta para pagamentos com atomicidade aprimorada”.

Nos próximos anos, o OMFIF Digital Monetary Institute espera que 24% dos bancos centrais desenvolvam uma solução CBDC. Mais de 110 bancos centrais em todo o mundo estão atualmente investigando os casos de uso de CBDCs. Lewis Sun, chefe global de pagamentos domésticos e emergentes do HSBC, comentou:

“A interoperabilidade é a chave para perceber o potencial das CBDCs para entregar pagamentos transfronteiriços em tempo real. Embora o interesse pelas CBDCs esteja crescendo, também aumenta o risco de fragmentação, à medida que uma gama cada vez maior de tecnologias e padrões está sendo experimentada”.

Fluxo de pagamento do conector SWIFT CBDC. Fonte: SWIFT

Fonte