Preço do BTC ultrapassa US$ 90 mil enquanto Donald Trump adia tarifas automotivas para o Canadá e México

Krisztian Sandor

Nas últimas manchetes desta semana, o adiamento das tarifas de Donald Trump na quarta-feira aliviou as preocupações dos investidores, com o bitcoin (BTC) liderando a alta do mercado cripto. O governo dos EUA confirmou o adiamento das tarifas sobre peças de automóveis vindas do Canadá e do México por um mês, apenas um dia após a sua implementação. O plano da Alemanha de flexibilizar os limites de dívida para gastos com infraestrutura e o aumento do déficit da China também contribuíram para a recuperação dos mercados de risco.

O BTC subiu acima de US$ 90.000 com a notícia, uma alta de 3,7% nas últimas 24 horas. Quase todos os ativos no amplo Índice CoinDesk 20 avançaram, com o bitcoin cash (BCH), Chainlink’s LINK e Aptos’ (APT) registrando ganhos de dois dígitos.

Líderes do Índice CoinDesk 20 (Índices CoinDesk) O Nasdaq focado em tecnologia e o amplo mercado S&P 500 também subiram 1,2% e 1,5%, respectivamente, nas horas da tarde da sessão. Ações relacionadas a cripto também subiram dos baixos do início da semana. A exchange de cripto Coinbase (COIN) subiu 3,5%, enquanto o maior detentor corporativo de bitcoin Strategy ganhou quase 10%.

As tensões comerciais e os riscos geopolíticos têm sido destaque ultimamente, pesando no sentimento dos investidores e pressionando ativos de risco como ações dos EUA e ativos digitais para baixo. Episódios semelhantes de aversão ao risco geralmente levaram os investidores a fugir para o dólar dos EUA, resultando em pressão negativa sobre os ativos cripto, disse Joel Kruger, estrategista de mercado do LMAX Group. No entanto, desta vez, o índice do dólar dos EUA (DXY) despencou para o seu nível mais fraco desde o início de novembro e está mais de 5% abaixo do pico de meados de janeiro.

“Com as expectativas de taxas do Fed voltando a precificar mais cortes do que menos em 2025 e com o bitcoin capaz de brilhar como um ativo de reserva de valor, acreditamos que há muitas razões para esperar que o bitcoin seja bem suportado em quedas”, disse Kruger.

A empresa de análise cripto Swissblock observou que, apesar das oscilações de preço selvagens nos últimos dias, o Índice Fundamental do Bitcoin da empresa, que mede a saúde geral da rede, se manteve relativamente estável. “Os fundamentos do bitcoin estão prestes a mudar para o quadrante otimista, com melhorias sustentadas na liquidez e no crescimento da rede”, disseram analistas da Swissblock em uma transmissão no Telegram. “Essa força sugere que o BTC dificilmente será levado a um mercado baixista.”

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *