“Morreu, mas passa bem”: criptomoeda da Binance despenca e se recupera em segundos

A criptomoeda Binance USD (BUSD) experimentou uma queda de preços e uma recuperação rápida no mercado, de acordo com uma análise da PeckShield, que encontrou a falha no par com a stablecoin DAI.

O episódio ocorreu nesta quarta-feira (22), quando um grande volume de vendas causou a repentina queda na corretora.

Como tanto a BUSD quanto a DAI são stablecoins em Dólar, ver o preço da Binance USD cair para US$ 0,2 assustou os investidores do projeto.

Entenda o que é um evento “flash crash”, que abalou a cotação da criptomoeda BUSD na Binance

Um flash crash de preços em corretoras é um evento abrupto e temporário de queda acentuada nos preços dos ativos financeiros negociados em uma determinada corretora.

Essa queda repentina pode ocorrer em questão de segundos ou minutos, e pode ter várias causas, incluindo falhas técnicas no sistema de negociação da corretora, liquidação de grandes posições de investidores, mudanças súbitas nas condições do mercado ou até mesmo atividades fraudulentas.

Assim, não está claro o que realmente afetou a BUSD na Binance, mas o mercado acompanha o caso com atenção.

Isso porque, durante um flash crash, os preços dos ativos podem cair significativamente abaixo dos seus valores justos ou de mercado. Ou seja, pode resultar em perdas financeiras significativas para os investidores que detêm esses ativos.

Além disso, o flash crash pode desencadear uma série de ordens de venda de pânico, o que pode piorar ainda mais a queda dos preços.

No mercado financeiro tradicional, algumas corretoras geralmente possuem mecanismos de segurança para tentar evitar ou limitar os impactos de um flash crash, como limites de circuit breaker e mecanismos de interrupção de negociação. No entanto, essas medidas nem sempre são suficientes para evitar perdas significativas.

Por isso, é importante que os investidores estejam cientes do risco de flash crashes e tenham estratégias de gerenciamento de risco adequadas.

Oportunidade que costuma ser aproveitada

Enquanto uns choram ao ver o preço de suas moedas caírem rapidamente, outros conseguem comprar ativos por preços mais baratos com tais raras janelas de oportunidade no mercado.

Em outubro de 2021, por exemplo, um trader de criptomoedas na própria Binance comprou 1 bitcoin por apenas 11 mil dólares. Na ocasião, a moeda custava mais de 60 mil dólares no mercado mundial, com o sortudo ganhando US$ 50 mil em questão de segundos.

Como tais eventos não são programados, é impossível detectar quando uma anomalia assim voltará a ocorrer. Para quem não gosta de arriscar, o caso serve de alerta para que traders monitorem suas ordens em aberto constantemente.



Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Author picture