O Serviço Nacional de Pensões da Coreia do Sul (NPS), responsável pela administração de um dos maiores fundos públicos do mundo, avalia a adoção da tecnologia blockchain para aumentar a segurança e a transparência de suas operações financeiras. O fundo, que administra cerca de 1,224 trilhão de wons (o equivalente a US$ 890 bilhões), pretende aplicar a tecnologia no gerenciamento de depósitos, retiradas e investimentos.
Segundo o jornal Seoul Economic Daily, o NPS planeja iniciar um processo de divulgação preliminar, convidando especialistas e empresas do setor de blockchain para contribuir com sugestões e análises técnicas. Essa etapa de consulta pública, prática comum em grandes projetos governamentais no país, servirá de base para um estudo aprofundado sobre a viabilidade da implementação da tecnologia nos sistemas de contabilidade da instituição.
A principal motivação do NPS é reforçar a proteção contra fraudes e adulterações nos registros contábeis, um passo importante para garantir a segurança da aposentadoria de milhões de cidadãos sul-coreanos.
Apesar de já ter utilizado blockchain em iniciativas anteriores, como o rastreamento de beneficiários no exterior, a atual proposta representa um salto maior: incorporar a tecnologia no coração do sistema que movimenta centenas de bilhões de dólares. Ainda assim, o NPS afirmou que não há planos de investir diretamente em criptomoedas como o bitcoin, embora já tenha exposição indireta ao setor por meio de ações da Coinbase e da empresa de investimentos Strategy.





