Elon Musk pede que investidores evitem alavancagem

Ouro opera em queda na sexta-feira 3, de fevereiro de 2023

Related articles

O bilionário Elon Musk se dirigiu aos investidores de todo o mundo para pedir que todos evitem o uso de alavancagem com os mercados financeiros passando por um período de instabilidade global.

Ainda que o conselho tenha sido mais aos investidores de ações e nem tanto sobre as criptomoedas, a regra pode ter aplicações neste mercado.

Nos últimos dias, o famoso investidor Michael Burry enviou ao mercado um alerta de venda, que chamou atenção para uma possível crise financeira.

Elon Musk crava para investidores: “evitem alavancagem em tempos turbulentos”

Uma cena atípica foi percebida por seguidores de Elon Musk em sua rede social, o Twitter. Sem muitos históricos como conselheiro financeiro, o bilionário resolveu dar dicas aos investidores que lhe seguem.

A dica, contudo, veio após a alta de juros pelo FED, na última quarta-feira (1), o que sinaliza ao mercado um certo receio com o controle na inflação do Dólar.

De acordo com Elon Musk, os investidores devem permanecer atentos aos sinais preocupantes da economia mundial, enquanto evitam posições com alavancagem nos mercados.

“Em tempos econômicos turbulentos, tenha cuidado ao usar empréstimos de margem para comprar ações.”

A nova dica inusitada compartilhada por Elon Musk já havia sido dada por Warren Buffett no passado, que sempre advogou contra o uso da alavancagem no mercado financeiro.

Crise nas bolsas podem afetar o bitcoin?

Nesta sexta-feira (3), o preço do bitcoin caiu 1,95% no mercado mundial, recuo que acompanha cenários similares em bolsas de valores. Com isso, segue cotado em US$ 23.300,00.

No Brasil, por exemplo, o IBOVESPA recuou 1,62% na mesma data, se posicionando em 108 mil pontos. Grande commodity negociada em momentos de crises, nem o ouro em alguns mercados resistiu e registra queda de 2,7% nesta sexta, mostram dados do Yahoo Finanças.

Ouro opera em queda na sexta-feira 3, de fevereiro de 2023. Crédito: Yahoo Finanças.

Nos EUA, outro mercado financeiro forte, as principais bolsas reagem negativamente. O DOW Jones segue com queda de 0,47%, Nasdaq em baixa de 1,59% e S&P500 recua 1,08% nesta sexta.

Contudo, nos últimos meses, o bitcoin tem descolado dos principais índices dos EUA, segundo dados apurados pelo Livecoins no Google Finanças. Assim, não está claro se o bitcoin pode reagir negativamente em um cenário de baixa global no mercado de ações.

Gráfico de principais índices financeiros dos EUA nos últimos seis meses e do Bitcoin
Gráfico de principais índices financeiros dos EUA nos últimos seis meses e do Bitcoin. Crédito: Google Finanças.

Vale lembrar que, Elon Musk é um investidor tanto de bitcoin, e outras criptomoedas, além do próprio mercado de ações. Assim, ele tem procurado mitigar os riscos de suas operações e resolveu compartilhar a nova dica com seus milhões de seguidores.



Fonte