Código da Uniswap v3 ficará livre para fork quando o BSL expirar

Related articles

Os desenvolvedores agora têm permissão para fazer fork do protocolo Uniswap v3, já que sua licença Business Source (BSL) expirou em 1º de abril, mostra a documentação do protocolo. A expiração foi um evento muito esperado no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi), permitindo que os desenvolvedores implantassem sua própria exchange descentralizada (DEX).

A licença BSL dura por um período limitado antes de se tornar completamente de código aberto. O objetivo é proteger o direito do autor de lucrar com suas criações. A licença da Uniswap v3 foi lançada em 2021 por dois anos, impedindo o uso comercial de seu código. Uma nova licença chamada “Licença Pública Geral” agora se aplica ao protocolo.

Para fazer fork do código, os desenvolvedores serão obrigados a usar uma “concessão de uso adicional” – uma isenção de produção destinada a acomodar as necessidades de desenvolvedores comerciais e de código aberto.

Captura de tela: Repositório de contratos inteligentes do núcleo Uniswap V3 no GitHub. Fonte: GitHub

A Uniswap é uma exchange descentralizada amplamente utilizada – considerada a maior criadora de mercado automatizada no espaço DeFi – fornecendo uma plataforma onde criadores de tokens, traders e provedores de liquidez trocam tokens. Seu token nativo Uniswap (UNI) é uma maneira popular de os investidores ganharem exposição ao mercado DeFi.

Em maio de 2021, logo após ser lançada, a Uniswap v3 ultrapassou o Bitcoin em termos de geração de taxas diárias, informou o Cointelegraph. Dados da Cryptofees mostraram que a Uniswap v3 estava gerando US$ 4,5 milhões em taxas diárias na época, enquanto o Bitcoin gerava US$ 3,7 milhões.

Valor total bloqueado da Uniswap v3. Fonte DefiLlama.

No início deste mês, a Unisawp entrou oficialmente no ar na BNB Chain — a blockchain de contrato inteligente da Binance — depois que mais de 55 milhões de tokenholders UNI votaram a favor de uma proposta de governança da 0x Plasma Labs para implantar o protocolo na BNB Chain. Com a mudança, os usuários da Uniswap podem acessar o ecossistema da BNB Chain para negociar e trocar tokens. A integração também permitiu que a Uniswap explorasse um pool de liquidez com a comunidade de desenvolvedores DeFi da BNB Chain.

VEJA MAIS:

Fonte