A ChangeNOW, plataforma de criptomoedas, informou que seu sistema de prevenção de riscos interrompeu transações suspeitas em Algorand (ALGO) e USDC na blockchain da Algorand, no valor combinado de US$ 1,5 milhão.
A investigação posterior revelou que as transações estavam ligadas aos recentes hacks que ocorreram na comunidade Algorand, nos quais mais de 13 milhões de ALGO foram roubados. A equipe da ChangeNOW manifestou disposição em cooperar com as autoridades e as vítimas do hack e se colocou à disposição para fornecer qualquer assistência necessária para ajudar a levar os criminosos à justiça.
A ChangeNOW opera como uma troca sem custódia, ou seja, não estende o KYC a todos os seus usuários. No entanto, a equipe da plataforma implementou vários mecanismos AML projetados para detectar fraudes e filtrar transações suspeitas. As medidas antifraude e antilavagem de dinheiro implementadas permitiram à ChangeNOW recuperar mais de US$ 19 milhões em perdas relacionadas a fraudes e hacks.
“A ChangeNOW tem medidas estritas de prevenção de riscos para detectar e prevenir atividades fraudulentas e continua a melhorá-las diariamente. A ação rápida do ChangeNOW em interromper transações suspeitas é uma prova da eficácia de suas medidas de segurança”, destacou a empresa no comunicado.
O ataque hacker na Algorand aconteceu entre 19 e 21 de fevereiro. Ainda não foi totalmente explicado como os hackers usaram uma falha no iPhone para roubar os fundos. A falha inclusive já teria sido corrigida na nova versão do iOS durante a semana passada, mas todos os usuários podem ainda não ter atualizado seus telefones para receber essa correção.
LEIA MAIS