Bluesky: Criador do Twitter lança rede social descentralizada na App Store

Uma versão do Bluesky, rede social descentralizada de Jack Dorsey, chegou à App Store. No entanto, o aplicativo só está disponível para convidados, sem data de lançamento oficial.

De qualquer forma, sua introdução do Bluesky à loja de aplicativos da Apple mostra que seu lançamento público está cada vez mais próximo.

Quanto a Dorsey, o fundador do Twitter abandonou o cargo do CEO de sua própria empresa ainda em 2021 para focar no Bitcoin. Além do Bluesky, o empresário também está no comando da Block, que reúne algumas soluções para o Bitcoin, como o Cash App e a Spiral.

Bluesky se parece bastante com o Twitter

Já nas capturas de tela do Bluesky Social é possível observar que Jack Dorsey não está apostando em nada inovador em termos de design. Além da troca de ‘tuítes’ para ‘postagens’, a rede social se parece bastante com o Twitter.

Capturas de tela do Bluesky, em fase de testes privada, mostra que aplicativo é bem parecido com o Twitter. Fonte: Reprodução.

No entanto, a maior mudança é interna. Ou seja, ao contrário do Twitter, o Bluesky deseja ser uma plataforma descentralizada, algo que pode melhorar a liberdade de expressão, questão que levou o ex-presidente americano Donald Trump não apenas a ser banido do Twitter, como também a lançar um concorrente, a Truth Social.

Related articles

Portanto, agora Dorsey tem a difícil missão de não acabar com uma rede social abandonada, como a de Trump. Em outras palavras, terá que oferecer atrativos melhores que a promessa de liberdade.

Por fim, o site do Bluesky informa que o lançamento da rede social acontecerá em breve, oferecendo um campo de e-mail para quem quiser testar a sua sorte para participar dos programas de teste.

Jack Dorsey está usando outra rede social

Um tanto sumido do Twitter, Jack Dorsey está usando outra plataforma para se comunicar com seus seguidores, a Nostr. Em suma, a Nostr é um protocolo descentralizado, assim como o Bitcoin, sem hospedagem em servidores centralizados.

Em mensagem publicada no último sábado (25), Dorsey revelou que continua realizando aportes semanais em Bitcoin, sem revelar valores.

— Eu me pergunto se o @jack faz DCA em bitcoin assim como o resto de nós?

— Sim. Toda semana é igual.

Jack Dorsey usa rede social descentralizada para dizer que ainda investe semanalmente no Bitcoin. Fonte: Nostr.

Por fim, tudo indica que o fundador do Twitter realmente gostou da Nostr. No entanto, também pode estar usando essa rede social para inspirar o Bluesky a se tornar uma plataforma mais aberta.



Fonte