Binance atualiza verificação de comprovante de reservas para incluir zk-SNARKs

Em 10 de fevereiro, a exchange de criptomoedas Binance anunciou uma grande atualização em seu sistema de verificação de prova de reservas, dizendo que agora incorporaria zk-SNARKs — uma tecnologia de ponta que a Binance relata permitirá que ela verifique suas reservas de maneira mais segura e transparente.

3. Produto e Serviço. Mais transparência.

O sistema de Prova de Reserva #Binance agora se integrou ao zk-SNARK, um método de verificação de conhecimento zero.

Também será feito de código aberto. Esperamos que isso ajude todo o setor a se beneficiar. https://t.co/ijVVeF8iFT

— CZ Binance (@cz_binance) 10 de fevereiro de 2023

Após o colapso da FTX em 2022, a verificação de comprovante de reservas tornou-se um aspecto crucial da indústria de criptomoedas, pois ajuda a confirmar que as exchanges detêm os ativos que afirmam ter. A Binance foi uma das primeiras exchanges a adotar o sistema, inicialmente usando criptografia tradicional. No entanto, sua atualização recente para incluir zk-SNARKs deve melhorar significativamente a segurança e a transparência do processo de verificação.

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, afirmou que a atualização de zk-SNARKs, inicialmente sugerida pelo fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, fornecerá “mais privacidade e segurança”. Segundo ele, “Este é um passo importante na tecnologia PoR. Qualquer pessoa no setor pode aproveitar nosso sistema PoR de código aberto para que possamos fornecer a todos os usuários a garantia de que precisam para se sentirem SAFU.”

Zk-SNARKs, abreviação de “zero-knowledge Succint non-interactive argument of knowledge”, é uma técnica criptográfica que permite que uma parte prove a outra que possui uma certa quantidade de ativos, sem revelar nenhuma outra informação. Isso supostamente a torna uma solução melhor para verificar as reservas da Binance, pois permite que a exchange comprove a existência de seus ativos, mantendo informações confidenciais.

A Binance — juntamente com outras exchanges proeminentes, como Crypto.com, Bybit e OKX — implementaram um sistema de prova de reservas baseado em árvore Merkle para aumentar a transparência após a crise da FTX. Apesar desse esforço, alguns especialistas permanecem céticos quanto à eficácia do sistema.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, o contador-chefe interino da Comissão de Valores Mobiliários, Paul Munter, expressou preocupação de que os relatórios de comprovação de reserva não forneçam evidências suficientes para que as partes interessadas determinem a estabilidade financeira de uma empresa. Apesar dessas críticas, a Binance e outras exchanges continuam avançando com seu compromisso de melhorar a transparência na indústria cripto.

VEJA MAIS:



Fonte

Related articles