Os esquemas de pump e dump nas finanças tradicionais são bastante simples: os detentores de um ativo, como ações de uma empresa, promoverão pesadamente o ativo para outros investidores, geralmente usando declarações enganosas, fazendo com que o preço suba rapidamente à medida que novos investidores compram.
Depois disso, os compradores iniciais venderão suas ações supervalorizadas com lucro, fazendo com que o preço caia, deixando os investidores mais novos presos a um ativo de baixo valor.
Estes esquemas de pump e dump também se tornaram comuns no mundo das criptomoedas. Isso se deve em grande parte à relativa facilidade com que é possível lançar um novo token e estabelecer um preço artificialmente alto e uma capitalização de mercado para ele “no papel”, semeando o volume inicial e controlando a oferta circulante.
Além disso, as equipes que lançam novos projetos e tokens podem permanecer anônimas, o que possibilita que criminosos em série realizem vários esquemas deste tipo.
Analisando todos os tokens lançados nas blockchains Ethereum e BNBChain em 2022 a Chainalysis traçou uma estimativa de quantos destes tokens podem ser golpes ou esquemas criados apenas para roubar dinheiro dos usuários.
“Embora mais de 1,1 milhão de tokens tenham sido lançados no ano passado, a grande maioria praticamente não teve tração, conforme medido pela frequência de troca acontecendo em DEXes. Como queremos focar em projetos que impactaram o ecossistema criptográfico, contaremos apenas tokens que atingiram um mínimo de dez swaps e quatro dias consecutivos de negociação na semana seguinte ao seu lançamento. Com esse critério em vigor, o número de novos tokens cai de 1,1 milhão para 40.521”, destcaou a empresa.
Pump e dump
O segundo critério usado pela empresa foi identificar tokens que, após mais de 4 dias de negociação, tiveram uma queda drástica de preço de 90% ou mais. Dos 40.521 tokens lançados em 2022 que ganharam força suficiente para valer a pena analisar, 9.902, ou 24%, tiveram uma queda de preço na primeira semana indicativa de possível atividade de pump e dump.
Destes, uma análise da empresa com base na plataforma Token Sniffer, identificou que os 25 projetos com maior queda em seu preço continham um código “honeypot” que impede novos compradores de vender o token.
No total, segundo a Chainalysis, cerca de US$ 4,6 bilhões em criptomoedas foi perdido pelos usuários na compra destes tokens.
“Usando nossa metodologia, descobrimos que 445 indivíduos ou grupos representavam 24% dos 9.902 tokens de pump e dump suspeitos lançados em 2022. Apenas uma pessoa teria lançado 264 tokens fraudolentos deste tipo”, destacou.
LEIA MAIS