A empresa de segurança Blockchain PeckShield deu o alarme depois de encontrar dezenas de tokens supostamente relacionados ao chatbot ChatGPT alimentado por inteligência artificial (IA).
“Em uma postagem de 20 de fevereiro, a empresa revelou que pelo menos três tokens “BingChatGPT” parecem fazer parte de esquemas de honeypot – um contrato inteligente que engana um usuário para enviar Ether (ETH), que o invasor captura e recupera.
De acordo com a PeckShield, pelo menos dois dos tokens identificados já perderam quase 100% de seu valor, enquanto um terceiro está com uma perda de 65% – no que é frequentemente chamado de esquema de “pump and dump” ou “rug pull”.
Um esquema de pump e dump normalmente envolve os criadores orquestrando uma campanha de declarações enganosas e exageros para persuadir os investidores a comprar tokens e, em seguida, vender secretamente sua participação no esquema quando os preços sobem.
Pelo menos um dos criminosos por trás dos tokens, “Deployer 0xb583”, é responsável por criar “dezenas de tokens com um esquema de pump & dump”, disse a PeckShield.
#PeckShieldAlert PeckShield detectou dezenas de tokens #BingChatGPT recém-criados, dos quais 3 parecem ser #honeypots e 2 têm alta taxa de venda. 2 deles já caíram mais de -99%.
O implantador 0xb583 já criou dezenas de tokens com esquema de pump & dump #AI #ChatGPT pic.twitter.com/merQikuslk— PeckShieldAlert (@PeckShieldAlert) 20 de fevereiro de 2023
Embora a PeckShield não tenha explicado por que os malfeitores estão usando o nome BingChatGPT para seus tokens, os golpistas podem estar tentando tirar proveito do anúncio de 7 de fevereiro de que a tecnologia ChatGPT da OpenAI está sendo integrada ao Bing e ao navegador Edge da Microsoft.
O nome do token pode ser uma tentativa de induzir as vítimas a pensar que estão de alguma forma relacionadas à Microsoft e tirar proveito do hype em torno dos chatbots de IA.
A empresa de análise de blockchain Chainalysis observou recentemente em um relatório de 16 de fevereiro que quase 10.000 novos tokens lançados em 2022 tinham todas as características on-chain de esquemas de pump e dump.
De acordo com a empresa de análise Blockchain, 1,1 milhão de tokens foram lançados no ano passado, mas apenas 40.521 tiveram um “impacto no ecossistema cripto”, com pelo menos dez swaps em quatro dias consecutivos de negociação na semana seguinte ao seu lançamento.
“Dos 40.521 tokens lançados em 2022 que ganharam força suficiente para valer a pena analisar, 9.902, ou 24%, tiveram uma queda de preço na primeira semana indicativa de possível atividade de pump e dump”, disse a empresa.
Embora uma queda de preço por si só não seja uma indicação de irregularidades por parte dos criadores de tokens, a empresa observou que examinou 25 em particular e descobriu que “eles quase certamente foram projetados para um pump e dump”, com código honeypot malicioso que impede novos compradores de vender o token.
VEJA MAIS:
-
Análise de preço 12/10: BTC, ETH, XRP, BCH, BNB, LINK, DOT, ADA, LTC, CRO
-
Investigação da Polícia Civil de Campinas sobre a Genbit é tema de matéria de afiliada da Rede Globo
-
Boom recente no preço do Bitcoin e criptomoedas é só o começo de um novo ciclo de alta, argumentam especialistas