Adoção em massa da Web3 através da Internet Autônoma

(Joshua Sortino/Unsplash)

Hoje, centenas de milhões de pessoas possuem bitcoin e outros tokens hospedados em blockchains que valem trilhões de dólares. Cada vez mais, porém, os blockchains hospedam muito mais do que tokens. Na verdade, os blockchains são o nosso futuro tech stack, e eles também podem hospedar aplicativos web sofisticados, que vivem completamente on-chain, assim como os tokens. Esses aplicativos são implementados inteiramente a partir de código residente na rede (ou seja, software de contrato inteligente e suas evoluções).

Isso tem um enorme potencial: até o final de 2025, mais de 5 bilhões de pessoas terão smartphones conectados à internet com navegadores web. Então, o que poderia levá-los a criar e usar aplicativos web totalmente on-chain, que podem ter funcionalidades Web3 perfeitas?

Eu acredito que uma nova revolução blockchain está iminente, graças ao avanço da IA e da tecnologia de “aplicativos autogeradores”.

Isso está relacionado a uma importante tendência emergente chamada “vibe coding”. Vibe coding envolve engenheiros de software usando ferramentas com IA integrada que podem escrever e corrigir códigos de software em seu nome, tornando-os muito mais produtivos.

O paradigma de aplicativos autogeradores leva isso muito mais longe, permitindo que usuários não técnicos criem, possuam e atualizem aplicativos simplesmente instruindo a IA por meio de um chat. Por razões que explicarei, o blockchain está em uma posição única para ajudar a trazer essa funcionalidade revolucionária para o mundo.

No futuro, um indivíduo será capaz de criar um site de marca pessoal, ou algo como um aplicativo personalizado de planejamento de casamento para um membro da família que está se casando, apenas conversando com a IA. Um empreendedor sem equipe técnica ou dinheiro poderá criar um novo tipo de site de comércio eletrônico, ou construir um aplicativo de economia compartilhada com trilhos Web3. E, uma empresa será capaz de criar funcionalidades sofisticadas de CRM, por uma fração infinitesimal do investimento em tempo e dinheiro que é atualmente necessário. Tudo apenas conversando, sem a necessidade de habilidades de engenharia de software ou administração de sistemas.

Neste novo paradigma de desenvolvimento, os usuários emitirão instruções para a IA por meio de um chat, e simplesmente atualizarão seu navegador da web momentos depois para interagir com seu aplicativo novo ou atualizado.

Aplicativos que vivem em blockchains têm várias características valiosas. Eles são soberanos e resistentes à censura, porque vivem em uma rede pública, são à prova de violação, o que significa que são seguros sem depender de cibersegurança, incrivelmente resilientes, e podem integrar perfeitamente funcionalidades web3 poderosas porque vivem on-chain.

Além disso, a tecnologia blockchain resolve problemas importantes envolvidos na construção de IA solo em TI tradicional.

Por exemplo, o código que roda em TI tradicional deve ser escrito com cuidado para evitar a introdução de falhas de segurança, e toda a plataforma é sensível às configurações de segurança, desde contas na nuvem, até sistemas operacionais em instâncias na nuvem como Linux, até softwares de plataformas hospedadas como bancos de dados e servidores web. Isso significa que a infraestrutura de TI tradicional muitas vezes deve ser protegida por sistemas de cibersegurança, como firewalls e antimalware. A redundância, backup e restauração também são preocupações, e os provedores de serviços devem ser confiáveis.

Confiar na IA para construir solo em TI tradicional é um desafio, porque mesmo um único erro pode levar a um ciberataque que resulta na exfiltração de dados, ou em ransomware criptografando dados.

Os blockchains tornam muito mais fácil para a IA construir solo de várias maneiras diferentes. Por exemplo, o código residente na rede que os blockchains hospedam é “serverless”, simplificando muito as tarefas de codificação que a IA deve realizar, permitindo que o código seja produzido mais rapidamente. Na rede Internet Computer, o código também pode servir experiências web interativas e seguras diretamente aos usuários finais, e pode armazenar e processar enormes quantidades de dados de forma eficiente, e até mesmo ser usado para construir coisas como uma rede social totalmente on-chain (por exemplo, oc.app) ou um aplicativo empresarial importante.

Na DFINITY, somos grandes defensores de aplicativos autogeradores em blockchains públicos, que chamamos de “internet autogeradora”, e temos desenvolvido tecnologias de suporte há alguns anos.

Para que os aplicativos autogeradores alcancem seu potencial máximo, deve ser possível não apenas para os usuários criá-los conversando, mas também para continuar atualizando e melhorando-os em produção, para que possam conversar até terem o que precisam, ou um design que seja ideal. A menos que os usuários possam continuar atualizando aplicativos em execução em produção, o mercado total abordado pelo paradigma de aplicativos autogeradores atingirá apenas uma pequena fração de seu tremendo potencial.

A DFINITY vem desenvolvendo um framework de linguagem de programação chamado Motoko para uso pela IA, bem como por humanos. Quando um usuário atualiza um aplicativo adicionando ou alterando funcionalidades, a IA também deve descrever como atualizar a estrutura de dados dentro do aplicativo, para que nada seja perdido. Quando a IA tenta instalar uma atualização, o framework é capaz de detectar se foi cometido um erro que causaria a perda de mesmo uma pequena quantidade de dados involuntariamente, para que possa pedir à IA para tentar novamente.

Acreditamos que a internet autogeradora democratizará e descentralizará a tecnologia em blockchains, e estamos empolgados que uma nova plataforma chamada Caffeine.ai será lançada em breve. Apenas interagindo com o Caffeine por meio de um chat, os usuários criarão, possuirão e atualizarão aplicativos soberanos na Internet Computer, e no World Computer de forma mais ampla, que para nós é a fusão de todos os blockchains que podem hospedar tokens e software de contrato inteligente.

No futuro, será possível dizer “construa para mim um Google Fotos pessoal, que eu possa compartilhar com minha família e amigos, onde podemos adicionar comentários e reações de emoji às fotos”, ou “construa para mim um sistema de remessas para que eu possa pagar meus contratados internacionais usando stablecoins”.

Nos blockchains, a imaginação humana, em vez das habilidades técnicas, será cada vez mais o limite ao criar aplicativos web. A utilidade desbloqueada impulsionará a adoção em massa de blockchains – embora, muitas vezes, os usuários possam não estar cientes de que o blockchain está por trás de suas experiências revolucionárias.

Eu tenho falado há muito tempo sobre uma “singularidade blockchain” ocorrendo, onde redes descentralizadas se tornam um novo tech stack importante. Eu acho que é assim que chegamos lá, e o futuro está quase aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *