O mercado de criptomoedas pode estar à beira de uma nova onda de volatilidade. Um dos principais indicadores técnicos usados por analistas, as Bandas de Bollinger, sugere que tanto o XRP quanto o bitcoin (BTC) estão se comportando como verdadeiras molas comprimidas — prontas para liberar energia em um movimento abrupto de preço.
A largura da banda de Bollinger, que mede a distância entre os limites superior e inferior traçados em torno da média móvel de 20 períodos, atingiu seu ponto mais estreito desde outubro de 2024 no gráfico de 4 horas do XRP. Esse padrão também se repete no gráfico do bitcoin, sinalizando que ambos os ativos estão em uma fase de acúmulo de energia.
Historicamente, faixas de Bollinger mais estreitas indicam períodos de calmaria no mercado, que muitas vezes precedem grandes movimentos de preço — seja para cima ou para baixo.
“É como uma mola sendo comprimida por muito tempo. Em algum momento, ela vai se soltar, e quando isso acontecer, o mercado pode reagir de forma intensa”, explica o analista técnico Omkar Godbole, da CoinDesk.
Situações semelhantes já foram registradas anteriormente. No final de 2022, por exemplo, as bandas também se estreitaram antes do colapso da FTX, que derrubou os preços. Por outro lado, entre novembro e dezembro de 2024, um padrão semelhante antecedeu uma forte valorização do XRP e do BTC.
Ainda não há um consenso sobre para onde o mercado vai se mover desta vez. A possibilidade de alta permanece viva, mas fatores como o discurso mais agressivo do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e recentes movimentações de venda por grandes investidores (as chamadas “baleias”) trazem um sinal de alerta para possíveis correções de preço.
