A Polygon (MATIC) lançou nesta segunda-feira (10) a rede pública de testes (testnet) de sua tecnologia de “conhecimento zero” (ZK, na sigla em inglês) compatível com a Máquina Virtual do Ethereum (EVM, na sigla em inglês).
A Polygon é um protocolo para escalar o Ethereum (ETH) que visa facilitar transações de baixo custo. Uma ZK é um “rollup”, um tipo de solução de escalabilidade. E o EVM é o software que executa smart contracts (contratos inteligentes) na rede do Ether.
Com a introdução dessa nova tecnologia, chamada também de “zkEVM”, a Polygon espera se tornar o principal sistema escalável do Ethereum.
O anúncio de hoje vem com atraso. Na Conferência da Comunidade Ethereum (ETHCC), que aconteceu em Paris no mês de julho, a empresa disse que lançaria a testnet até o final de setembro, e que pretendia inaugurar a rede principal no início de 2023.
Os rollups são sistemas destinados a resolver problemas de escalabilidade de blockchains, com o objetivo de tornar as transações mais rápidas e baratas. Os rollups de conhecimento zero (ZK rollups), como o da Polygon, processam transações em pacotes e usam “provas”. Essas provas são pequenos pedaços de dados codificados que confirmam que a transação é “verdadeira” e não foi alterada.
O desenvolvimento do rollup era considerado algo muito distante, mas o anúncio da Polygon e algumas notícias recentes sobre outros projetos que estão construindo seus próprios zkEVM mostram que o surgimento dessa tecnologia parece estar a caminho.
“Acreditava-se amplamente que o zkEVM levaria vários anos para ser lançado, o que torna esse um marco ainda mais inovador, não apenas para a Polygon, mas para toda a indústria Web 3.0”, disse o cofundador da Polygon, Mihailo Bjelic, em comunicado enviado ao CoinDesk.
Com a implantação da nova tecnologia, os desenvolvedores não precisarão usar novas linguagens de programação e poderão transferir seus contratos inteligentes do Ethereum sem problemas para a rede Polygon.
Algumas das maiores plataformas de finanças descentralizadas (DeFi), incluindo Aave (AAVE) e Uniswap (UNI), bem como a plataforma social Web3 Lens, serão as primeiras a fazer isso com o zkEVM.
“Estamos nos movendo para oferecer aos nossos usuários todos os benefícios de um zkEVM funcional – escalabilidade sem prejuízo”, disse David Schwartz, cofundador da Polygon.