Criador de criptomoeda é condenado a 8 anos de prisão nos EUA

Após a justiça dos EUA prender o criador de uma criptomoeda em julho de 2022, ele acabou condenado a oito anos de prisão em um juri federal na última terça-feira (31/1), encerrando uma fraude de vários anos.

O preso e agora condenado é o fundador da criptomoeda “My Big Coin”, Randall Crater, de 52 anos. A decisão que o coloca atrás das grades foi reconhecida como a primeira envolvendo um juri federal e um criador de uma criptomoeda.

Além disso, Crater criou uma plataforma de negociação de criptomoedas com sede em Las Vegas. Como não tinha autorização para trabalhar com a empresa, sua pena também considerou a situação.

“Condenação de fundador de criptomoeda em juri federal manda recado aos golpistas em todo o mundo”, diz procuradora

Na última terça, a juíza Denise Casper, do Tribunal Distrital dos EUA, condenou o fundador da criptomoeda My Big Coin a 100 meses de prisão e três anos de liberdade supervisionada. Além disso, ele terá de pagar uma multa de 7,6 milhões de dólares por suas fraudes.

No futuro, ele ainda terá de devolver valores para as vítimas do esquema, definiu a justiça.

De acordo com a procuradora dos Estados Unidos Rachael S. Rollins, Crater praticou um esquema por quatro anos, que agora chega ao fim.

“Por quase quatro anos, o Sr. Crater perpetrou um esquema de fraude descarado que predava investidores e clientes que confiavam nele e em seu negócio falso, resultando em perdas de vítimas de mais de US$ 7,5 milhões. Ele viu o crescente mercado de criptomoedas como uma oportunidade de criar a ilusão de My Big Coin como um serviço legítimo do qual os investidores obteriam lucro. Suas mentiras e decepções infligiram trauma real, dor e dificuldades nas vidas de 55 vítimas individuais e suas famílias que canalizaram seu dinheiro para contas bancárias que o Sr. Crater controlava e usava para financiar seu estilo de vida extravagante. Espero que a sentença de hoje envie uma forte mensagem de que os fraudadores – em qualquer mercado – que procuram explorar os outros serão encontrados e levados à justiça.”

Mentiras descaradas financiaram vida de luxo de golpista

Para o agente do FBI, Joseph Bonavolonta, a longa sentença aplicada ao golpista não apaga seu passado de crimes. Isso porque, ele praticou mentiras descaradas para levar uma vida de luxo as custas dos investidores.

Outro responsável pelas investigações do crime da My Big Coin, o inspetor Eric Shen, declarou que ao comprar as moedas, os investidores estavam, na verdade, investindo no luxo do criador do golpe. Assim, antes de participar com empolgação de uma proposta de investimentos, ele pede que a população tenha cuidados no futuro.

A criptomoeda do golpe afirmava ter parceria com a Mastercard e lastro em ouro, outras mentiras contadas por Crater. De acordo com a justiça dos EUA, em nota, todo o dinheiro captado com mais de 50 famílias nunca visou o crescimento da moeda para os investidores.



Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Picture of Sara Oliveira

Sara Oliveira

Redatora e Social Media CriptoBr