A Archax, corretora e custodiante de criptomoedas regulamentada no Reino Unido, anunciou a aquisição da Globacap Private Markets Inc., uma corretora norte-americana autorizada pela Securities and Exchange Commission (SEC) e pela Financial Industry Regulatory Authority (FINRA). Com a compra, a empresa renomeará a operação como Archax Markets US, dando um passo estratégico para ampliar sua presença no mercado institucional dos Estados Unidos.
A companhia pretende oferecer ativos do mundo real tokenizados (RWAs), como ações e títulos, aproveitando a crescente adoção do blockchain por bancos globais e gestores de ativos. Nos últimos anos, instituições financeiras tradicionais passaram a utilizar a tecnologia para movimentar instrumentos como fundos de mercado monetário e valores mobiliários, impulsionando a tokenização de ativos como um dos setores mais promissores da indústria cripto.
A iniciativa da Archax ocorre em um momento de mudanças no cenário regulatório norte-americano, o que incentivou a empresa a acelerar sua entrada no país. “Sob esta nova administração, que parece ser mais positiva em relação às criptomoedas, estamos recebendo mais interesse dos EUA também, o que obviamente não podemos atender facilmente do Reino Unido. Então faz sentido para nós, estrategicamente, ir para lá”, afirmou Graham Rodford, CEO da Archax, em entrevista ao CoinDesk.
A empresa, que já atua com a emissão, custódia e negociação de ativos tokenizados, pretende expandir seus serviços para o mercado americano utilizando blockchains como Ethereum, Polygon, Solana, Hedera Hashgraph e XRP Ledger. Recentemente, a Archax e o gestor de ativos Abrdn lançaram um fundo do Tesouro tokenizado no XRP Ledger, captando US$ 45 milhões em depósitos.
A movimentação nos Estados Unidos segue a estratégia global da companhia, que também anunciou a aquisição de uma corretora espanhola para ingressar no mercado europeu, aguardando aprovação dos reguladores locais.
