EUA retiram sanções sobre fundos do Tornado Cash

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos retirou o Tornado Cash de sua lista de sanções globais nesta sexta-feira.

A plataforma de mixagem de criptomoedas havia sido acusada de facilitar a lavagem de fundos roubados pelo Lazarus Group, ligado ao governo da Coreia do Norte. Como resultado, o Office of Foreign Assets Control (OFAC) impôs diversas sanções, proibindo cidadãos e empresas americanas de realizar transações financeiras com o serviço. No entanto, uma decisão de um tribunal federal de apelações, em novembro do ano passado, determinou que o OFAC não poderia sancionar os contratos inteligentes do Tornado Cash, pois eles não pertenciam a nenhum indivíduo estrangeiro.

Apesar da retirada da sanção, o Departamento do Tesouro expressou preocupação com ataques cibernéticos e operações de lavagem de dinheiro patrocinadas pelo regime norte-coreano. “Continuamos profundamente preocupados com a campanha sistemática de hacking e lavagem de ativos digitais em benefício da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e do regime de Kim Jong-un”, declarou o órgão em nota.

O OFAC também divulgou uma lista com mais de 100 endereços de Ethereum (ETH) que foram removidos da lista de Cidadãos Especialmente Designados, usada para registrar entidades sob sanção.

Enquanto isso, Roman Storm, um dos cofundadores do Tornado Cash, enfrentará julgamento criminal em julho por seu suposto envolvimento no desenvolvimento dos contratos inteligentes da plataforma. Outro desenvolvedor também foi acusado, mas segue foragido.

Em uma declaração oficial, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, destacou a necessidade de proteger o setor de ativos digitais contra abusos. “Os EUA precisam resguardar a indústria de criptomoedas contra o uso indevido por parte da Coreia do Norte e de outros atores ilícitos”, afirmou.

Documentos judiciais apresentados na segunda-feira indicam que a remoção total das sanções ao Tornado Cash ainda não está garantida. “Anular completamente a designação poderia ter consequências significativamente prejudiciais para a segurança nacional e a aplicação da lei”, aponta o relatório.

Poucos minutos após o anúncio do Tesouro, o token TORN valorizou 40%.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *