As principais organizações que apoiam a blockchain Arbitrum, Offchain Labs e a Fundação Arbitrum, revelaram um novo programa projetado para impulsionar projetos em estágio inicial no ecossistema. O novo programa, “Onchain Labs”, foi criado para fornecer suporte ao mercado para projetos “experimentais e voláteis”, de acordo com uma postagem no blog da Offchain Labs, principal desenvolvedor do Arbitrum.
“Através da Onchain Labs, estamos dedicando recursos para apoiar os desenvolvedores que buscam expandir rapidamente a camada de aplicativos, idealizando com eles desde o início para trazer as melhores experiências de usuário para o Arbitrum”, disse a postagem no blog. “Assim como fazemos com muitas equipes do Arbitrum, forneceremos suporte de produto e de mercado a esses projetos em estágio inicial, colaborando de perto para ajudar seus aplicativos a prosperar no Arbitrum.”
A Fundação Arbitrum é uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a governança do ecossistema do Arbitrum. A Offchain Labs, que criou a blockchain em 2021, foca em ferramentas de desenvolvedor e infraestrutura básica da rede.
A Offchain Labs está apresentando sua nova iniciativa como uma maneira de estimular uma maior atividade e interesse no amplo ecossistema do Arbitrum. De acordo com a postagem no blog da empresa, os primeiros projetos da Onchain Labs em breve surgirão do anonimato. A Offchain Labs disse que os únicos projetos apoiados por seu novo programa serão aqueles que se comprometerem explicitamente com “lançamentos justos e equitativos” – presumivelmente significando que evitam lançamentos de tokens e outras mecânicas que privilegiam os insiders.
A Offchain Labs afirmou em sua postagem no blog que os critérios de seleção visam evitar “ecossistemas extrativos” e “jogos de soma zero”. A Tandem, braço de capital de risco da Offchain Labs, “pode ou não comprar tokens associados nos mercados públicos”, acrescentou a empresa.
O Arbitrum é uma rede de rollup otimista de camada-2 no Ethereum. Assim como outros rollups, a cadeia é projetada para processar transações de forma mais rápida e barata do que a blockchain principal do Ethereum. Várias novas blockchains são construídas no arcabouço técnico do Arbitrum, formando uma rede de blockchains interconectadas chamada Arbitrum ‘Orbit’.
Atualmente, o Arbitrum é a maior rede de camada-2 no Ethereum, com cerca de US$12,2 bilhões em sua cadeia principal ‘Arbitrum One’, de acordo com o L2beat.
