A Juno, que funciona como uma banco digital cripto-nativo nos Estados Unidos (EUA), informou hoje (4) que vai descontinuar seu projeto no Brasil, que tem o nome de Velo. A desistência acontece apenas 6 meses despois de anunciar sua chegada ao país para operar uma carteira digital para brasileiros com saldo em dólar usando a stablecoin USDC. O motivo é que a empresa não atingiu os resultados esperados. No lançamento, a previsão era ter 500 mil clientes em até 12 meses.
A empresa sugere aos clientes que retirem os saldos que têm na carteira até o próximo dia 6 de janeiro.
Sushil Atherya, responsável pelo crescimento do Juno, informou que a Velo foi “uma experiência estimulante para explorar novas ideias, mas não progrediu além do estágio beta porque não atingiu os resultados que tínhamos previstos. Por conta disso, a Velo vai ser gradualmente encerrada”. O Blocknews perguntou a Atherya quais os fatores para os resultados não serem os esperados e o número de clientes no Brasil, mas Atherya não quis fornecer mais detalhes.
No anúncio da chegada ao país, o Blocknews perguntou ao cofundador e CEO do Juno, Varun Deshpande, se a meta não era muito ambiciosa num mercado que já tem concorrentes como Wise, Nomad, C6 e PayPal. Ele disse que a Velo seria a única conta em stablecoin com dólar por trás disponível no mercado brasileiro. E disse que seus parceiros seriam a Caliza, BTG Pactual e Genial.
Caso os clientes queiram tirar dúvidas com a empresa, devem entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo WhatsApp +91 95662 41838.
O Juno usou o nome Velo no Brasil porque Juno era uno foi a fintech que o Ebanx comprou em 2021 e depois colocou à venda. O banco foi criado em 2019 por indianos e cresceu no mercado dos Estados Unidos, onde tem cerca de 400 mil clientes. Na crise dos cripto bancos nos Estados Unidos, foi afetado pela Synapse, uma empresa que provia serviços que permitiam à Juno oferecer seus serviços bancários. Cerca de 100 startups foram afetadas pela falência, anunciada em abril.
Leia a entrevista do cofundador da Juno ao Blocknews em junho passado.