zkEVM beta de escalabilidade Ethereum da Polygon chega à rede principal

A Polygon lançou sua tecnologia de escalabilidade zkEVM Ethereum de código aberto para a rede principal, prometendo custos de transação reduzidos e maior rendimento de implantações de contratos inteligentes.

O zkEVM da Polygon é uma solução de escalabilidade de conhecimento zero (ZK-rollups) equivalente à Máquina Virtual Ethereum. Os rollups de ZK aumentam a taxa de transferência no blockchain da Ethereum ao agrupar cálculos e armazenamento de estado para plataformas de camada 2. A tecnologia permite que milhares de transações sejam agrupadas off-chain, com uma prova contendo um resumo mínimo de dados postado na rede principal da Ethereum.

O zkEVM da Polygon é um tipo de rollup ZK que imita o ambiente de execução de transações da rede principal da Ethereum. O zkEVM de código aberto é apresentado para permitir que aplicativos descentralizados (DApps) sejam escalados por meio de lotes de transações, desbloqueando maior desempenho.

As taxas de gás também devem ser reduzidas para usuários do DApp, o que pode levar a uma adoção mais ampla, enquanto o uso de provas de conhecimento zero faz com que o Polygon zkEVM herde a segurança de rede da Ethereum. Por fim, a equivalência com a Ethereum significa que os desenvolvedores podem simplesmente copiar os contratos inteligentes existentes para o zkEVM da Polygon.

O Cointelegraph conversou com o cofundador da Polygon, Sandeep Nailwal, antes do lançamento da versão beta da mainnet para desvendar o significado do marco e o efeito antecipado que o zkEVM terá no ecossistema Ethereum mais amplo.

27 de março de 2023 mudará a escalabilidade da Ethereum para sempre.

O que significa “zkEVM Mainnet”?

1. Equivalência EVM
2. Auditorias completas e publicadas
3. Acesso público a todos os desenvolvedores, construtores e usuários
4. Desempenho

Polygon zkEVM é o único jogo na cidade atualmente!#zk23 season! pic.twitter.com/OK34fQhTAD

— Sandeep Nailwal | sandeep. polígono (@sandeepnailwal) 25 de março de 2023

Nailwal descreveu as provas do ZK como “o Santo Graal da escalabilidade da Ethereum”, permitindo que a blockchain da camada 1 simplesmente verifique uma prova enviada sem ter que executar cálculos novamente:

“Imagine que você calculou uma transação de trade inteira em outro lugar off-chain na camada 2, mas na Ethereum, você enviou uma prova muito sucinta e a Ethereum sabe 200% que você calculou corretamente.”

Os ZK-rollups também estão configurados para tornar obsoletos os Optimistic Rollups, de acordo com Nailwal. A blockchain Ethereum assume essencialmente que os Optimistic Rollups estão enviando cálculos corretos, enquanto um participante da rede verifica os detalhes da transação. Isso é parte do motivo pelo qual os Optimistic Rollups na camada 2 têm um período de retirada de sete dias:

“É por isso que é uma virada de jogo. A comunidade sabe que os Optimistic Rollups são como muletas antes de a Ethereum descobrir o ZK. E agora que o ZK está lá, meio que torna os Optimistic Rollups obsoletos. Este é basicamente o fim do jogo.”

Nailwal disse que o advento do ZK-rollups significa que o desenvolvimento futuro do ecossistema Ethereum pode se concentrar na experiência do usuário, maior escalabilidade e prova mais fácil para “abrir as comportas” para uso mais amplo.

Enquanto o zkEVM beta foi lançado para mainnet, Nailwal enfatizou que a tecnologia está no estado final do produto. O zkEVM continuará a ser otimizado à medida que os usuários aumentam e as recompensas de bugs e outras auditorias serão realizadas nos próximos meses.

O Cointelegraph também questionou se os ZK-rollups aproximaram o ecossistema Ethereum da solução do chamado trilema blockchain cunhado pelo cofundador Vitalik Buterin.

“Está muito perto, na verdade. O trilema blockchain diz que de segurança, descentralização e escalabilidade, você pode escolher apenas dois. O que você está fazendo é obter escalabilidade em outro lugar, computar algo e obter segurança e descentralização da Ethereum.”

Buterin também esteve envolvido no lançamento do zkEVM da Polygon em 27 de março, realizando a primeira transação de usuário. Nailwal descreveu o gesto como simbólico, dada a influência contínua de Buterin no desenvolvimento da Ethereum.

VEJA MAIS:



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *