Vodafone e Sumitomo unem-se à Chainlink para explorar rede de documentos comerciais

Vodafone Digital Asset Broker (DAB) juntou-se à rede Chainlink como um operador de nó após completar uma prova de conceito com a empresa japonesa de comércio e investimento Sumitomo para trocar documentos comerciais entre plataformas. As empresas esperam melhorar a transferência de documentos e o processamento de transações financeiras no ecossistema global de comércio de US$ 32 trilhões, disse a Vodafone aqui.

A prova de conceito utilizou o Protocolo de Interoperabilidade entre Cadeias (CCIP) da rede oracle Chainlink. DAB “provid[enciou] segurança e interoperabilidade entre dispositivos IoT na borda de uma rede”. A prova de conceito mostrou o potencial dos dispositivos de Internet das Coisas da Vodafone e blockchains para fornecer dados para uso em contratos e aplicações de IA. Potencialmente, uma única interface poderia ser criada para transferir dados e tokens, disse a empresa:

“Por exemplo, um navio detectando um incêndio na carga poderia transmitir dados autonomamente para contratos inteligentes por meio da plataforma DAB e CCIP, acionando potencialmente um processo de seguro de carga marítima.”

Documentos comerciais são um desafio particular porque podem existir em papel ou em plataformas digitais com baixa interoperabilidade e precisam mudar de mãos repetidamente.

A empresa internacional de telecomunicações Vodafone lançou o DAB em fevereiro de 2022 e o usou pela primeira vez com a Mastercard em um teste no Reino Unido de um aplicativo para ajudar motoristas de veículos elétricos a encontrar e pagar pelas melhores opções de carregamento.

Vodafone se uniu à Sumitomo em maio. As empresas formaram uma nova entidade, da qual a Vodafone detinha 80%. A Vodafone transferiu o DAB — bem como propriedade intelectual, contratos, tecnologia e software — para o novo negócio. As duas empresas também investiram conjuntamente em Safaricom Etiópia.

Vodafone DAB fez parceria com a blockchain corporativa Aventus em agosto, com a intenção de melhorar a cadeia de suprimentos na aviação.

O CCIP foi lançado na camada 2 Arbitrum One do Ethereum em setembro para aumentar o dimensionamento. Ele também trabalhou com o grupo bancário da Austrália e Nova Zelândia para testar uma stablecoin em dólar australiano no mesmo mês.

VEJA MAIS:



Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Picture of Alexandre Santos

Alexandre Santos

Consultor de Tokenização e Founder na CriptoBr